NOTÍCIAS DE GOIÁS

março 5, 2021

Brazil Urgente

Portal de Notícias em geral

Covid-19: ANVISA aprova o registro em definitivo da vacina da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro definitivo para uso amplo da vacina da Pfizer/Biontech. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da agência na manhã desta terça-feira (23).

As outras vacinas em uso no Brasil, como a Coronavac e a vacina de Oxford/AstraZeneca, tiveram apenas a liberação para uso emergencial. Ou seja, um pedido de liberação era necessário para cada novo lote das vacinas mencionadas.

Com a liberação, a Pfizer pode produzir e vender a vacina livremente, como qualquer outro medicamento aprovado pela Anvisa. Para a venda do imunizante para o governo federal é preciso superar entraves contratuais, visto que o laboratório quer que o Brasil assuma o ônus jurídico por eventuais efeitos colaterais graves na população e garanta que não serão abertos eventuais processos contra a empresa na Justiça brasileira.

Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com 7 (sete) locais de fabricação certificados, refletindo a dedicação, planejamento e compromisso da Agência com o combate a pandemia.

%d blogueiros gostam disto: