Você já ouviu falar em AVC ou no termo popular derrame? O AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, entretanto, atualmente essa sigla foi atualizada para AVE: Acidente Vascular Encefálico, pois engloba uma parte maior do Sistema Nervosos Central (SNC). Com a nomenclatura de Acidente Vascular, é possível perceber a relação com os vasos sanguíneos do nosso Encéfalo. Diante disso, pode-se destacar a existência de dois tipos de AVE: o hemorrágico e o isquêmico.
O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI) ocorre quando há uma obstrução no vaso sanguíneo, causando uma isquemia, ou seja, a obstrução do fluxo sanguíneo para algum tecido do cérebro. Ele é mais comum, acometendo 80% dos casos e por sua vez, é menos letal.
Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), acontece quando há um rompimento do vaso sanguíneo, e, consequentemente, o sangue vaza para o cérebro. Desse modo, o sangue não chega até as células e elas acabam morrendo. O AVEH é mais raro e mais letal, acometendo 20% dos casos.
Alguns dos fatores de risco que podem aumentar a chance da ocorrência de um AVE, são:
- Hipertensão Arterial: os vasos podem ficar mais frágeis e mais suscetíveis a rompimentos;
- Obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo: podem levar à formação de placas de ateromas/gorduras que podem obstruir os vasos sanguíneos;
- Tabagismo e consumo excessivo de álcool: prejudicam a saúde dos vasos;
- Problemas cardíacos: podem levar a formação de coágulos e a presença de aneurisma cerebral (dilatação no vaso sanguíneo tornando-o mais frágil).
Em relação aos sintomas do AVE, os mais comuns são os seguintes: perda súbita de consciência, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, fraqueza muscular, formigamento de extremidades de mãos e pés, confusão mental, dificuldades para falar e assimetria da face (boca torta).
Sabemos que algumas práticas podem contribuir para prevenir o AVC como: fazer atividade física, beber água, manter a glicose e a pressão controladas, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Essas são algumas das orientações citadas no site do Ministério da Saúde (2019).
O envelhecimento saudável vai ao encontro dessas práticas, pois ele visa a preservação da capacidade funcional e se o indivíduo tiver danos à saúde, ele não poderá manter seu envelhecimento saudável. Deste modo, a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 está pautada em quatro pilares e um deles é a integração dos sistemas de saúde. Dessa forma, a pessoa idosa necessita de cuidados integrativos no âmbito da saúde, pois os serviços atuais atendem a demandas individuais e a quadros de saúde que tendem a ter uma evolução acelerada.
A Organização Mundial do AVC busca reforçar a importância da prevenção e luta contra o AVC. Através das Campanhas Mundiais de AVC, o objetivo é impulsionar a conscientização da população para melhorar o tratamento e a reabilitação, com o enfoque de promover uma melhor qualidade de vida para os sobreviventes do AVC, como também, aumentar a prevenção. Por isso foi decretado um dia específico para se falar deste tema, o dia 29 de outubro, dia mundial de conscientização e prevenção do AVC.
Fonte: Meto do Supera
Relacionadas
Tarcísio de Freitas se mostra imba tível em São Paulo. Veja os números!
Caiado faz acordo com indústria da Índia que trará fábrica de biometano para Rio Verde
PGR pede ao STF prisão de ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro