Você já ouviu falar em AVC ou no termo popular derrame? O AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, entretanto, atualmente essa sigla foi atualizada para AVE: Acidente Vascular Encefálico, pois engloba uma parte maior do Sistema Nervosos Central (SNC). Com a nomenclatura de Acidente Vascular, é possível perceber a relação com os vasos sanguíneos do nosso Encéfalo. Diante disso, pode-se destacar a existência de dois tipos de AVE: o hemorrágico e o isquêmico.
O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVCI) ocorre quando há uma obstrução no vaso sanguíneo, causando uma isquemia, ou seja, a obstrução do fluxo sanguíneo para algum tecido do cérebro. Ele é mais comum, acometendo 80% dos casos e por sua vez, é menos letal.
Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), acontece quando há um rompimento do vaso sanguíneo, e, consequentemente, o sangue vaza para o cérebro. Desse modo, o sangue não chega até as células e elas acabam morrendo. O AVEH é mais raro e mais letal, acometendo 20% dos casos.
Alguns dos fatores de risco que podem aumentar a chance da ocorrência de um AVE, são:
- Hipertensão Arterial: os vasos podem ficar mais frágeis e mais suscetíveis a rompimentos;
- Obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo: podem levar à formação de placas de ateromas/gorduras que podem obstruir os vasos sanguíneos;
- Tabagismo e consumo excessivo de álcool: prejudicam a saúde dos vasos;
- Problemas cardíacos: podem levar a formação de coágulos e a presença de aneurisma cerebral (dilatação no vaso sanguíneo tornando-o mais frágil).
Em relação aos sintomas do AVE, os mais comuns são os seguintes: perda súbita de consciência, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, fraqueza muscular, formigamento de extremidades de mãos e pés, confusão mental, dificuldades para falar e assimetria da face (boca torta).
Sabemos que algumas práticas podem contribuir para prevenir o AVC como: fazer atividade física, beber água, manter a glicose e a pressão controladas, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Essas são algumas das orientações citadas no site do Ministério da Saúde (2019).
O envelhecimento saudável vai ao encontro dessas práticas, pois ele visa a preservação da capacidade funcional e se o indivíduo tiver danos à saúde, ele não poderá manter seu envelhecimento saudável. Deste modo, a Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 está pautada em quatro pilares e um deles é a integração dos sistemas de saúde. Dessa forma, a pessoa idosa necessita de cuidados integrativos no âmbito da saúde, pois os serviços atuais atendem a demandas individuais e a quadros de saúde que tendem a ter uma evolução acelerada.
A Organização Mundial do AVC busca reforçar a importância da prevenção e luta contra o AVC. Através das Campanhas Mundiais de AVC, o objetivo é impulsionar a conscientização da população para melhorar o tratamento e a reabilitação, com o enfoque de promover uma melhor qualidade de vida para os sobreviventes do AVC, como também, aumentar a prevenção. Por isso foi decretado um dia específico para se falar deste tema, o dia 29 de outubro, dia mundial de conscientização e prevenção do AVC.
Fonte: Meto do Supera
Relacionadas
Goinfra contém erosão em ponte sobre o Rio Crixás
Após apelo de mãe por buscas, corpo de piloto desaparecido no Amazonas é encontrado
Moraes cobra explicação sobre visita de familiares a militares presos