Vendas fechadas e programadas durante o evento superam em 21% o resultado de 2023; nos quatro dias de evento, 19,5 mil pessoas visitaram a feira, no Centro de Convenções
A Expo Fecomércio 2024, realizada entre 17 e 20 de outubro, superou as expectativas de volume de vendas e encerrou sua segunda edição com R$ 850 milhões em negócios fechados e programados. O resultado é 21% maior que o registrado em 2023, quando foram comercializados R$ 700 milhões durante e após o evento. Também o público foi maior neste ano – 19,5 mil pessoas passaram pelo Centro de Cultura e Convenções de Goiânia nos quatro dias de evento, 22% a mais que as 16 mil que foram à 1ª Expo Fecomércio.
Do total movimentado pela 2ª Expo Fecomércio, R$ 150 milhões em negócios foram fechados durante o evento, e outros R$ 700 milhões estão programados para os próximos meses. Os resultados da edição de 2024 foram melhores que os projetados pelos três realizadores da feira – a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), que apresentou as novidades do setor; o Fórum Goiano da Habitação, que promoveu a 17ª Feira do Imóvel durante o evento; e o Sebrae Goiás, que realizou a Feira do Empreendedor.
A Fecomércio Goiás comercializou 149 estandes na Expo Fecomércio 2024, quase 50% mais que em 2023 (100 estantes vendidos. O número de expositores nos quatro dias de evento foi 60% – passou de 75 no ano passado para 120 neste ano. Por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), a Fecomércio recebeu no Pavilhão Internacional embaixadores e representantes diplomáticos 22 nações.
A 17ª Feira do Imóvel encerrou sua participação na 2ª Expo Fecomércio com 100 imóveis comercializados, com volume de vendas total de R$ 101 milhões. Também foram agendadas, para o decorrer dos próximos 120 dias, aproximadamente 1.000 visitas a potenciais compradores. Com isso, a previsão é de que sejam comercializados mais R$ 500 milhões, totalizando R$ 600 milhões em negócios.
A Feira do Empreendedor Sebrae realizou 29 reuniões nas Rodadas de Negócios, com projeção de R$ 3 milhões em negócios realizados nos próximos 12 meses. Durante o evento foi criada e lançada a Rota Gastronômica Goiânia – Um Sabor de Cada Vez, evento que reunirá os realizados e empresas participantes da Rota das Cafeterias Especiais, da Rota das Cervejas Artesanais, da Rota das Hamburguerias e da Rota dos Pit Dogs. O Sebrae também realizou 6.300 interações, entre atendimentos e experiências tecnológicas.
Nas Sessões de Negócios da Feira do Empreendedor, segundo o Sebrae-GO, houve a participação de 60 empresas que, juntas, realizaram 980 contatos. No estande, nos quatro dias do evento, foram registradas 5.552 visitas. Já nas Rodadas de Negócios foram registradas a participação de 12 empresas demandantes, 22 empresas ofertantes e 29 reuniões de negócios, que prospectaram os R$ 3 milhões em estimativa de negócios para os próximos 12 meses.
Os países participantes realizaram R$ 2 milhões em negócios durante as rodadas de reuniões. Os países que mais realizaram intercâmbios comerciais foram Quênia, Etiópia, Zâmbia e Congo. As empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, e máquinas e equipamentos foram as que se destacaram no fechamento de negócios. Participaram do pavilhão as representações de África do Sul, Argentina, Quênia, Indonésia, Trinidad e Tobago, Congo, Gana, Sérvia, Paraguai, Bangladesh, Vietnã, Panamá, Nigéria, Zâmbia, Canadá, Malawi, Espanha, França, República Tcheca, Costa Rica, Índia e China.
“A Expo Fecomércio mais uma vez mostrou a força do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Goiás”, afirma o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi. “A Expo Fecomércio estreou em 2023 já como o maior evento do setor no Estado, se estabeleceu no calendário econômico e mostra que tem potencial para ser ainda maior na próxima edição, como resultado dessa parceria de sucesso entre Sistema Comércio, Fórum Goiano da Habitação e Sebrae Goiás”, afirmou o presidente da federação e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC).
“Iniciativa arrojada e bem-sucedida, a 2ª Expo Fecomércio contribuiu para criar e reforçar sinergias entre os vários segmentos da economia, mostrando como diferentes setores podem se unir para alcançar objetivos comuns e colaborar com o desenvolvimento socioeconômico e o crescimento do nosso Estado”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis do Estado de Goiás (Secovi-GO), Antônio Carlos da Costa. “A parceria com a 2ª Expo Fecomércio se consolidou e, definitivamente, veio para ficar”, afirmou o presidente da entidade, um dos 33 sindicatos filiados à Fecomércio-GO.
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