A empresa chinesa China Nonferrous Trade (CNT) comprou, nessa terça-feira (26/11), a maior reserva de urânio do Brasil por cerca de R$ 2 bilhões. Localizada no estado do Amazonas, a reserva de urânio de Pitinga é reconhecida também pela riqueza de minerais estratégicos. A CNT é uma subsidiária da China Nonferrous Metal Mining Group Co, que pertence ao governo chinês.
Segundo a Mineradora Taboca S.A, “no dia 26 de novembro de 2024 a Minsur S.A. assinou um acordo de venda para transferência de 100% de suas ações da Mineração Taboca S.A. à empresa China Nonferrous Trade Co. Ltd”.
Na terça, o governo do Amazonas foi informado pela mineradora Taboca, que opera desde 1969 na região da hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo, que 100% de suas ações foram vendidas aos chineses.
A reserva de Pitinga fica a 107 km de Manaus e é considerada uma das mais promissoras reservas minerais do Brasil, visto que é rica em minerais estratégicos como nióbio, tântalo, estanho e tório. Esses recursos são essenciais para indústrias de alta tecnologia e são usados na fabricação de turbinas, foguetes, baterias e satélites.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Criminosos invadem circo e estupram artista circense na frente da família
Saiba o que fazer para prevenir o aparecimento de escorpiões em casa
Putin diz que míssil russo Oreshnik pode transformar “tudo em pó” e ameaça usá-lo contra Kiev