O fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira se deparou com uma água-viva gigantesca na terça-feira (26/11), próximo à ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O vídeo impressionante chamou a atenção dos seguidores dele nas redes sociais.
“Hoje eu encontrei e mergulhei com a maior água-viva que eu já vi! Uma corrente marítima muito fria (15,5⁰C na superfície ) e com água bem turva encostou próxima à ilha do Montão de Trigo e trouxe consigo alguns indivíduos dessa espécie de medusa que eu ainda não sei exatamente qual é, mas vou pesquisar mais a fundo (identificar espécies de cnidários não é uma tarefa tão fácil)!”, explicou ele na legenda.
A cena hipnotizante permite reparar nos detalhes do animal gigantesco: vários peixinhos usam os tentáculos como abrigo, proteção contra predadores e fonte de alimento. Nos cálculos aproximados de Rafael Mesquita, a água-viva deve chegar aos 60 centímetros de diâmetro, com os tentáculos mais finos e compridos passando dos 10 metros.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Senador Canedo se destaca e participa do planejamento de ações da Coliga para 2025
Uma epopeia ao passado
Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país