Os pilotos de um Boeing 737 precisaram fazer um pouso sob declaração de “PAN PAN” (condição de urgência) na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, ontem, 15 de dezembro, depois de o avião ter apresentado um problema.
O vídeo a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal “Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos”, permite acompanhar todas as comunicações entre o piloto e o controle de tráfego aéreo durante a ocorrência. Abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre a situação.
De matrícula PR-GZI, o Boeing 737-800 arremeteu (descontinuação do procedimento) devido aos fortes ventos durante a aproximação para o Salgado Filho, levando os pilotos a optarem pelo desvio para Canoas (pista maior, em função da limitação de 1.800 metros em Porto Alegre). Em seguida, porém, o jato apresentou um problema nos flaps.
Conforme reportado pelo canal com base nos áudios que acompanham a gravação, após a arremetida, o piloto da GOL informou que precisava das condições de Canoas. Às 16:31:54 o piloto declarou PAN PAN, anunciando que o flap ficou travado, que não tinha condições de pousar em Porto Alegre e nem prosseguir para Florianópolis.
O sinal radiotelefônico de urgência PAN PAN é usado por alguém a bordo de um barco, navio, aeronave ou outro veículo para declarar que precisa de atenção ou ajuda devido a uma situação urgente, mas que, até o momento, não representa um perigo imediato para a vida de ninguém ou para o próprio veículo.
Às 16:33:36, o controle de tráfego aéreo autoriza o piloto da GOL a prosseguir para aproximação Canoas. Nota-se um ruído contínuo de alarme a bordo, possivelmente em decorrência do flap travado, e, logo em seguida, o controlador pergunta se os pilotos teriam condições de prosseguir para Canoas. O piloto responde que ainda não inseriu o procedimento completo para realizar o pouso em Canoas.
Às 16:35:16, o piloto informa que estava ainda mantendo os 4.000 pés, e nota-se ainda o som de alarme no áudio. Às 16:36:17, o piloto da GOL informa que precisaria de órbita (trajetória circular de espera em voo) para realizar o checklist; o som de alerta continua.
Às 16:37:39, o controle solicita informações de quantas esperas o GOL 1885 precisaria realizar. Às 16:39:10, o piloto pergunta ao controle das condições do tempo em Canoas, com o som de alerta anda audível ao fundo.
Às 16:39:34, o piloto informa que esta ciente das condições de Canoas e que deseja prosseguir para lá. Às 16:44:15, o controle autoriza a descida do GOL 1885. ÀS 16:45:44, o piloto informa que pode continuar a descida, sendo autorizado para 2.500 pés, indo para a pista 31 de Canoas.
Às 16:47:04, o piloto informa sobre o bloqueio do fixo CO001 na final da 31 de Canoas, sendo autorizado pelo controle a entrar em contato com a torre de Canoas. Às 16:51:14, a aeronave aparece ao fundo da gravação, na aproximação de Canoas. Às 16:53:51, o controle informa que o GOL 1885 está em solo.
Fonte: Aeroin
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