Pessoas obcecadas por celebridades têm baixo nível de QI

Se você acompanha com unhas e dentes a vida de alguns famosos, temos péssimas notícias para te dar: há uma possibilidade do seu desempenho cognitivo ser inferior ao dos demais, essa foi a conclusão que pesquisadores húngaros mostraram em um estudo publicado na revista BMC.

Os cientistas desenvolveram um formulário online que foi respondido por 1.763 adultos. Esse formulário era dividido em quatro partes. Na primeira, havia testes utilizados para medir a capacidade do participante de raciocinar rapidamente e resolver problemas.

Depois, o voluntário era submetido a um questionário conhecido como Celebrity Attitude Scale (CAS). Nele, há afirmações como “Quando minha celebridade favorita morrer, vou sentir vontade de morrer também” e “Adoro conversar com outras pessoas que admiram minha celebridade favorita”. Os candidatos deveriam concordar ou discordar com as frases.

Na terceira parte, os indivíduos passaram por uma avaliação de autoestima e, por fim, responderam questões relacionadas à renda familiar e nível de escolaridade. De acordo com os pesquisadores, pontuações altas no teste de celebridades foram associadas a um desempenho inferior nos testes de capacidade cognitiva. Os resultados se mantiveram mesmo após controle das variáveis ​​demográficas e socioeconômicas.