Reuters – Donald Trump e Vladimir Putin realizam tratativas no Alasca, nesta sexta-feira (15), com foco no esforço do presidente dos Estados Unidos para fechar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia, mas com uma oferta de última hora de Putin de um possível acordo nuclear também na mesa. A reunião dos líderes da Rússia e dos EUA em uma base da Força Aérea da época da Guerra Fria no Alasca será a primeira conversa presencial, desde que Trump retornou à Casa Branca.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, que não foi convidado para o encontro, e seus aliados europeus temem que Trump possa tentar forçar Kiev a fazer concessões territoriais.
Trump está pressionando por uma trégua na guerra que já dura três anos e meio, o que reforçaria suas credenciais como um pacificador global digno do Prêmio Nobel da Paz. Para Putin, a cúpula é uma grande vitória antes mesmo de começar, pois ele pode usá-la para dizer que anos de tentativas ocidentais de isolar a Rússia foram desfeitos e que Moscou voltou ao seu lugar de direito na mesa principal da diplomacia internacional.


Relacionadas
EUA lançam bombardeio contra Irã após helicóptero ser abatido
CCJ da Câmara adia análise da PEC da redução da maioridade penal
CNJ apre processo contra desembargador acusado de crimes sexuais