A médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, uma das especialistas mais respeitadas do país, afirmou, nesta segunda-feira, 20, que o Brasil pode ter registrado mais de 2 milhões de mortes relacionadas à Covid-19, número cerca de três vezes superior ao total oficial de aproximadamente 720 mil óbitos contabilizados durante a pandemia.
A declaração foi feita durante um ciclo de debates sobre Cinema e Direitos Humanos realizado na Estação Claro Rio, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com a exibição do documentário Anatomia do Caos. “720 mil mortes não é verdade. No Brasil, nós tivemos pelo menos três vezes o número registrado oficialmente de mortes por Covid-19”, afirmou a pesquisadora.
Segundo Dalcolmo, a estimativa considera não apenas as mortes provocadas pela fase aguda da doença, mas também os óbitos decorrentes de complicações e sequelas da infecção, e outros que são decorrentes dos efeitos sobre o sistema de saúde. Ela afirmou que esse entendimento é respaldado por estudos e especialistas ligados à Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: EXTRA



Relacionadas
OpenAI: Modelo de inteligência artificial sai do controle em teste e causa violação sem precedente
Caso Marielle: Dino mantém perda do mandato de Chiquinho Brazão
Ex-gerente de banco é preso por desviar R$ 5 milhões de clientes em Goiás