TST decreta fim da greve na Caixa; trabalhadores terão dias descontados

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou por unanimidade, nesta terça-feira (29), o fim imediato da greve nacional dos funcionários da Caixa Econômica Federal, que já durava 19 dias. Os funcionários devem retornar às atividades imediatamente ou, no máximo, nesta quarta-feira (30). O relator, ministro Maurício Godinho Delgado, autorizou a Caixa a descontar os dias não trabalhados de quem aderiu ao movimento, sob o argumento de que a greve suspende temporariamente o contrato de trabalho. O valor será parcelado em três vezes. O TST não considerou a greve abusiva e rejeitou a aplicação de multas aos sindicatos, reconhecendo que os requisitos legais da paralisação foram cumpridos.

Reajuste salarial e plano de saúde

Foi aprovado um reajuste salarial baseado na reposição integral da inflação (INPC) com acréscimo de 0,6% de aumento real (totalizando 4,6% de ganho), aplicável também a benefícios como vale-alimentação e auxílio-creche.

O plano de saúde dos funcionários, que era o principal impasse das negociações, receberá o mesmo índice de reajuste de 4,6%, mantendo temporariamente o modelo de coparticipação e o teto de contribuição estabelecido no acordo anterior.