A vacina contra covid-19 desenvolvida pela Moderna apresenta eficácia com metade das dose padrão que está sendo utilizada nos países onde o imunizante já está sendo aplicado.
Ainda preliminares, os resultados foram publicados recentemente na revista científica Vaccine e mostram um comparativo entre 600 pessoas, sendo que metade recebeu placebo.
O 2º grupo foi dividido em dois: “50% tomaram duas doses com 100 µg (microgramas) cada; os demais, duas doses com 50 µg cada. Os pesquisadores anotaram que a vacina induziu à produção de anticorpos neutralizantes contra o coronavírus causador da covid-19 nos dois grupos”.
Ainda segundo o estudo, “os que receberam a dose de 100 µg apresentaram anticorpos mais elevados após a primeira aplicação, quando comparados ao grupo de 50 µg. Mas a diferença foi menor depois da segunda dose de ambos”.
Este foi um estudo feito em fase 2, com um número considerado pequeno de participantes. Para consolidar esses resultados, será necessário conduzir um ensaio de fase 3 com milhares de voluntários.
Se confirmados os resultados, as doses da vacina da Moderna renderiam o dobro.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025