Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias de Educação e Indústria e Comércio, realiza primeira feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

Atividade acontece em escolas municipais, em parceria com Sebrae Goiás. Programa é voltado para alunos do ensino fundamental. Meta é estímulo para busca de novas aprendizagens, habilidades e comportamentos empreendedores. Prefeito Marden Júnior parabeniza professores e alunos pelos resultados do projeto aplicado na prática

A Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias de Educação e Indústria e Comércio, realiza a primeira feira do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A atividade acontece em escolas municipais, em parceria com o Sebrae Goiás.

O programa é voltado para alunos do ensino fundamental nos anos iniciais 1º ao 5º, e anos finais 6º ao 9º. Eles trabalharam temas respectivos para cada faixa etária. A iniciativa insere, logo no início da formação, aulas com este tema, incentivando-os na busca pelo conhecimento e desenvolvimento das habilidades empreendedoras. A meta é despertar e estimular os estudantes para a busca de novas aprendizagens, habilidades e comportamentos empreendedores.

A primeira feira do projeto JEPP aconteceu na Escola Municipal Professora Regina Caldeira em Tempo Integral, por alunos da instituição, com o apoio de professores, que montaram sete banquinhas comercializando vários produtos entre alimentos, artesanatos e roupas. E seguirá até a próxima quinta-feira (11/11), nas outras unidades que vierem a integrar o projeto.

O evento contou com a presença do prefeito Marden Júnior, que parabenizou professores e alunos pelo resultado do projeto aplicado na prática. Ele destacou que a iniciativa representa o fomento do empreendedorismo e da economia no município, incentivando essa prática já na infância.

“Crianças mais conscientes e empreendedoras vão, com certeza, transformar a nossa realidade em um cenário ainda melhor”, afirmou Marden.

O prefeito destacou, também, que Trindade já se destaca na abertura de novas empresas, registrando, apenas neste ano de 2021, mais de 1.600 novas empresas, o que demonstra que o município conta “com uma população que tem coragem de empreender e investir, e por isso a cidade agradece”.

Trindade foi a primeira cidade em Goiás a implantar o JEEP, em 2021, pontuou a gestora Estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Goiás, Cleonice Maria da Silva. A gestora, afirmou ser “excelente trabalhar com a prefeitura de Trindade”. Ela parabenizou o município pela adesão e realização da feira, importante para o aprendizado e prática do pensamento empreendedor.

“É muito gratificante e estimulante incentivar essas crianças, desde os primeiros anos de escolaridade. A gente sabe que nós vivemos em um país onde emprego e concurso não têm para todos e uma alternativa é o empreendedorismo, por isso o projeto faz a diferença”, afirmou Cleonice.

Inicialmente, o projeto foi realizado em cinco escolas-piloto, beneficiando, nesta primeira etapa, 2.588 estudantes. Para isso, 80 professores da rede municipal de ensino foram capacitados. Além disso, todos os alunos e professores receberam materiais pedagógicos.

O tema cores e sabores foi o escolhido para turma da Emile Cardoso, de 11 anos, aluna do 5º ano na Escola Municipal Professora Regina Caldeira em Tempo Integral. Sua barraquinha vendeu pizza e salada de frutas. A aluna contou que o JEPP a ensinou que a propaganda é a alma do negócio e que ela deve lutar pelo o que quer fazer na vida. “Isso me ensinou que eu preciso empreender para eu conseguir tudo que eu quero no meu futuro”, disse.

As escolas que receberam a implantação do projeto foram: Escola Municipal Professora Regina Caldeira em Tempo Integral; Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa; Escola Municipal João de Deus Guimarães; Escola Municipal Élcia Campos Domingues e Escola Municipal Tabelião Augusto Costa.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Gustavo Queiroz, no próximo ano, o JEPP vai ser ampliado para mais unidades escolares, por meio da parceria entre a prefeitura e o Sebrae Goiás. “Vamos melhorar a qualidade de vida despertando o empreendedorismo em nossas crianças”, conclui.