DIA V DE VACINAÇÃO ORGANIZADO PELA PREFEITURA MOBILIZOU FAMÍLIAS TRINDADENSES EM BUSCA DE PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19

Pontos de vacinação nas regiões Central e Leste atenderam população no sábado. Chuva não espantou quem aprovou a oferta de imunizantes em dia mais tranquilo para o trabalhador. Autoridades da área anunciaram que unidades onde vacinas são oferecidas vão ampliar horário de atendimento até 16 horas a partir de segunda-feira, 21

O Dia V de Vacinação em Trindade mobilizou adultos e crianças nas unidades básicas de saúde (UBSs) onde a imunização foi massificada das 8 às 16 horas de sábado (19/02).  O clima chuvoso não desestimulou população e quem tem pouco tempo durante a semana para cuidar da própria saúde aproveitou a oportunidade garantida pela Prefeitura.

A Prefeitura montou um esquema arrojado para facilitar a vida das famílias. Na Região Central, foram 9 os locais de vacinação de crianças acima de 5 anos de idade. Na Região Leste, foram 7 unidades atendendo este público.

Já para adultos, foram disponibilizadas vacinas em todas as doses em 5 UBSs do Centro e 5 da Região Leste. Foi ministrada, inclusive, a 4ª dose prevista para pessoas imunoSsuprimidas. A população precisou apenas apresentar documentos pessoais e o cartão de vacina.

Muitos, como o modelista José Gaspar Valadares, aproveitaram a oferta de vacinas próximo de casa, disponibilizada em pleno sábado, para assegurar a proteção de todos. Ele precisava tomar a 3ª dose e só não tomou antes porque estava contaminado pela Covid. “Agora tenho essa oportunidade, na hora certa, no sábado, um dia mais tranquilo para cuidar da saúde, com atendimento rápido e eficiente para toda a família”, descreveu.

Ele foi na UBS Pai Eterno, perto de onde reside, com a esposa Luciane Pereira e a filha Layanne Pereira. Esta UBS foi uma das que mais registraram a presença de adultos que ainda precisavam atualizar a imunização.

Acompanhando o Dia V de Vacinação de perto, o diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, Leonardo Izidório estava satisfeito com a procura. Por outro lado, ele disse que quem não pode comparecer no sábado, a partir de segunda-feira vai ter mais tempo nas unidades que já fazem a vacinação.

Segundo ele, o horário de imunização que era das 8h às 12h, passará a ser das 8 às 16h. “Tudo para facilitar o acesso das pessoas que procuram a vacina e assim melhorar a nossa cobertura”, destacou.

Já o presidente do Gabinete de Operação e Emergência em Saúde (GOE) da Prefeitura, Cristiano Galindo,  enfatizou que Trindade hoje tem um percentual significativo de pessoas vacinadas que explica a diminuição do número de casos graves e internações, “com recuperação mais rápida de quem precisa de internação”.

De acordo com ele, foi visando manter essa curva positiva, que o município decidiu ampliar o horário de vacinação nas unidades. “Também a 2ª dose será oferecida aos adultos nestas unidades que já estavam vacinando”, antecipou.

Na fila da imunização, a auxiliar de cozinha Raíssa Naiara de Avelar,  confessou que tinha algum medo de vacinar a filha, mas decidiu acreditar na ciência. “Os médicos têm essa formação não é à toa”, alertou ela. Para Raíssa, a oferta de vacinação no sábado foi decisiva para muitos trabalhadores como ela própria terem oportunidade de levar os filhos.

A menina Nayara Vitória Alves, disse que tinha medo da vacina, mas acompanhando a mãe, viu que não doía. “Acho que agora vai dar pra brincar com meus coleguinhas, dividir os brinquedos com eles”, analisava ela, depois de imunizada.

Também o garoto Mauro Neto,  de 9 anos, fazia planos de brincar com os amigos depois de ser vacinado neste sábado em uma unidade da Prefeitura. “Agora posso ficar mais perto deles”, explicava.

Fabiana Alves Bessa, servidora pública, deu “graças a Deus e ao SUS” por ter chegado a vez de vacinar as crianças contra a Covid-19. “Elas não têm o mesmo cuidado da gente, com máscara, álcool gel”, justificava. Ela classificou como excelente o atendimento prestado pela Prefeitura de Trindade no Dia V de Vacinação. “Foi ótimo, desde a hora em que a gente chegou até a vacinação, foi tudo excelente”, concluiu.

A chance de encontrar vacinação disponível no sábado também foi o que agradou a empregada doméstica Maria Aparecida Alves. “No caso da Covid, foi muito bom ter esse atendimento no sábado para quem trabalha corrido como a gente”.