Na tarde do último domingo (22), áreas tempestuosas se desenvolveram nos arredores de Havana, em Cuba, provocando a formação de uma tromba d’água próximo ao Aeroporto Internacional José Martí.
Embora o fenômeno meteorológico em si não seja incomum, um fato curioso chamou a atenção, quando um Airbus A350-900 da companhia aérea espanhola World2Fly, registrado com a matrícula EC-NOI e proveniente de Madri, desviou do fenômeno, enquanto estava em aproximação final para o aeroporto, conforme noticia o site Aviacionline.
Isso fez com que o controlador de tráfego aéreo instruísse a tripulação a realizar uma manobra para evitar a nuvem funil em formação que, embora não colocasse a operação em risco, chamou a atenção. Pessoas que estavam no aeroporto registraram em vídeo o momento bastante incomum.
O Centro de Previsão do Instituto Meteorológico de Cuba relatou o evento em sua conta oficial no Twitter como um “tornado fraco”, acrescentando uma fotografia após o pouso do A350 da World2fly. Vale ressaltar que, no momento do vídeo, a nuvem funil não havia tocado o solo.
Apesar do susto nos moradores aos arredores, de acordo com relatos da mídia local citando fontes oficiais, o fenômeno apenas derrubou algumas árvores, mas não causou danos ou ferimentos em pessoas.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
STF forma maioria para manter Robinho preso
‘Se eu não te matar, eu vou te prender’: Diretor e PMs são afastados de colégio militar após canto polêmico
Banana colada na parede é vendida por mais de R$ 35 milhões em Nova York