Marden Júnior e Marcelo Pontes entregaram obras que estavam paradas há mais de dois anos. Foram inaugurados o Cmei da Vila Augusto e o Ginásio do Residencial Marise. Também houve a vistoria das obras do Cmei Maria Reinaldo Carvalho, no Setor Maysa 3, na Região Leste, que será entregue nas próximas semanas. Prefeitura fez antecipações financeiras para o fim das obras
O prefeito Marden Júnior recebeu na manhã desta segunda-feira (22/08) o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Pontes. Juntos, eles inauguraram o Cmei Ana Custódia da Silva, na Vila Augusto, e o Ginásio do Residencial Marise, além de vistoriarem as obras do Cmei Maria Reinaldo Carvalho, no Setor Maysa 3, na Região Leste.
Os atos ocorreram como parte das comemorações pelos 102 anos de Trindade, celebrados no dia 31 de agosto.
As três obras foram construídas com recursos do FNDE, mas estavam paralisadas. Por decisão de Marden Júnior foram retomadas com antecipações financeiras da Prefeitura de Trindade que estão retornando ao município vindas do Fundo. O Cmei Maria Reinaldo será inaugurado nas próximas semanas.
Marden falou sobre a escolha de Ana Custódia da Silva para dar nome ao Cmei, citando que ela deixou um legado de pessoa reconhecida na cidade “pela dedicação ao trabalho, à família e à fé”. Ao agradecer ao FNDE, o prefeito destacou a preocupação de que a obra fosse retomada após dois anos parada.
A retomada da construção foi anunciada por ele no dia 27 de agosto de 2021. “Um ano depois entregamos uma obra de tanta qualidade e importância como este Cmei e também a quadra do Residencial Marise. Isso é responsabilidade com o dinheiro público e com as pessoas”, declarou o prefeito.
Ele agradeceu ainda a parceria com a Câmara Municipal de Trindade. Com quase todos os vereadores presentes, quem falou pelo Legislativo foi o vice-presidente da Câmara, vereador Maurinho de Paula.
Marcelo Pontes destacou que a parceria com a Prefeitura, com a participação da Secretaria Municipal de Educação, foi essencial para que as obras dos dois Cmeis e da quadra fossem finalizadas e entregues para a população de Trindade. “São sementes que darão frutos em 20 anos”, disse para o público.
O presidente do FNDE recebeu do prefeito uma medalha alusiva ao aniversário da cidade e um kit com modelos do uniforme escolar distribuído este ano na rede municipal, de alta qualidade.
“O investimento em Educação em Goiás tem refletido no bom desempenho do Estado no IDEB”, reforçou Marcelo Pontes. Ele também cumprimentou em especial os familiares da homenageada.
A neta de Ana Custódia, Anarele Bastos, falou em nome dos parentes. Ela pontuou a garra da avó que, viúva, criou oito filhos e foi pioneira em Trindade na fabricação de biscoitos e bolos, a ponto de ser carinhosamente conhecida como Ana Boleira.
O secretário de Educação, Sérgio Sanches, e a secretária de Esporte e Juventude de Trindade, Luana Martins, enfatizaram os esforços da Prefeitura e a reciprocidade entre as duas pastas em diversas ações que beneficiam a população da cidade. Um exemplo foi a articulação para que o ginásio fosse entregue com foco na escola e também na comunidade vizinha.
A Madrinha da Educação, Rouane Azevedo, vários secretários municipais, e os pais do prefeito, a Primeira-Dama, dona Dorinha, e o senhor Marden Aguiar, prestigiaram parte da agenda.
Dados
O Cmei Ana Custódio da Silva custou quase R$ 2 milhões. Se funcionar em dois turnos (matutino e vespertino), ele vai atender 376 crianças, ou 188 crianças se for de período integral. A unidade tem 1.317,99 metros quadrados de área construída.
O Cmei vai receber crianças na faixa etária de 0 até 5 anos e 11 meses. Ele possui salas de aula para os diferentes níveis etários (creche 1,2 e 3), hall, pátio coberto, playground, secretaria, sala de professores/reuniões, diretoria, almoxarifado, sanitários acessíveis, lactário com áreas de higienização pessoal, de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e para lavagem de utensílios.
Também possui salas de atividades, 02 Fraldários, depósitos, área de amamentação, solários, lavanderia, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia, vestiários, refeitório, cozinha com várias bancadas. O Cmei foi entregue já climatizado.
O ginásio de Esportes do Marise está ligado à Escola Municipal Élcia Campos Domingues. A quadra vai ser de uso preferencial para as crianças da escola durante o dia e disponível para a população da região à noite e nos finais de semana.
O espaço conta com estacionamento, vestiários, cobertura e área total de 980,40 metros quadrados. Recebeu mais de meio milhão de reais do FNDE e contrapartidas da Prefeitura.
Relacionadas
Filha anuncia gravidez, e Michael Schumacher será avô
Ator de Shazam está sendo cancelado por ser contra a ideologia de gênero e a obrigatoriedade da vacina
Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc terão R$ 18 bilhões em 2025