Chefes de Estado como o russo Vladimir Putin e o chinês Xi Jinping enviaram mensagens de congratulação ao Brasil hoje (7), em razão das comemorações do Bicentenário da Independência. A mensagem de Putin endereçada ao presidente Jair Bolsonaro (PL) foi publicada na página oficial do governo da Rússia, destacando “o papel importante na economia global” dos brasileiros.
“A Rússia e o Brasil mantêm relações amistosas, como foi plenamente confirmado por nossas conversações de fevereiro em Moscou. A cooperação bilateral em diversas áreas, a interação como parte da ONU, Brics, G20 e outras plataformas multilaterais produzem bons resultados”, manifestou Putin. “Estou confiante de que nossos esforços conjuntos garantirão o desenvolvimento da parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil, para o benefício de nossas nações”, acrescentou o presidente russo.
Assim como Putin, Xi Jinping também destacou a questão econômica, ao tratar o Brasil como “o maior país em desenvolvimento no Hemisfério Ocidental”. “Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China–Brasil e gostaria de trabalhar para promover o desenvolvimento contínuo e profundo de parceria estratégica global China–Brasil e trazer maiores benefícios para os nossos países e povos”, manifestou o presidente chinês, em comunicado.
Pela manhã, a rainha Elizabeth II da Inglaterra, enviou um recado. “Em maio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, dizia a mensagem compartilhada pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melaine Hopkins.
Líder da oposição à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela, Juan Guaidó também se manifestou, por meio de sua embaixadora no Brasil, María Teresa Belandria. “Parabéns a todos os brasileiros”, saudou a representante venezuelana. Outra mensagem chegou de Israel, com o ex-ministro Benjamin Netanyahu, que governou o país em dois períodos (1996 a 1999 e 2009 a 2021).
As felicitações dos Estados Unidos vieram por meio do secretário de estado, Antony Blinken. “Parabenizo as pessoas do Brasil pelos 200 anos de independência”, dizia o comunicado oficial. “Como as duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, os EUA e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar seus benefícios para todas as pessoas”, dizia a mensagem. “Os EUA e o Brasil continuam trabalhando para aprofundar nosso relacionamento estratégico e econômico vital”, acrescentou e afirmou que juntos os “países podem garantir a paz e a segurança regional, promover os direitos humanos e a justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações”.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo