RTP – Um agricultor palestino encontrou vários mosaicos de azulejo da era bizantina. A descoberta foi feita no momento em que o agricultor plantava uma oliveira e a pá que escavava a terra bateu em algo duro. Depois de chamar o filho, os dois escavaram e descobriram mais mosaicos, muitos deles em bom estado. A preocupação no momento é preservar o local, devido aos confrontos armados com os israelenses.
O Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza, vai fazer um anúncio oficial da descoberta. Apesar do entusiasmo, há grande receio em relação ao que vai acontecer com o local, que fica a pouco mais de um quilômetro da fronteira com Israel. Devido ao conflito Israel-Palestina, existe o medo de que combates possam destruir a descoberta arqueológica, caso que não seria inédito no território. O mosaico tem 17 iconografias de monstros e pássaros, está bem preservado e tem cores vivas.
“Estes são os mosaicos mais bonitos já descobertos na Faixa de Gaza, tanto em termos de qualidade gráfica quanto na complexidade da geometria”, explicou René Elter, um arqueólogo da Escola Bíblica e Arqueológica francesa de Jerusalém. “Nunca mosaicos com essa qualidade, precisão gráfica e riqueza de cores foram descobertos em Gaza”.
Elter explicou que os mosaicos datam do período entre os séculos 5 e 7. No entanto, o arqueólogo disse que serão necessárias mais escavações e mais estudos para determinar quando os mosaicos foram construídos e se fazem parte de um complexo religioso ou secular.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025