A eleição mais polarizada da história do Brasil, após o regime militar, é sem dúvida alguma a de 2022. Neste segundo turno os dois candidatos, Jair Bolsonaro e Lula disputam a presidêncioa voto a voto. Assim como mostrou nesta quarta-feira, 12/10, a pesquisa PoderData (Lula 52% e Bolsonaro 48%), a Pesquisa Gerp também mostra um cenário de empate técnico entre os dois candidatos.
Levantamento do Instituto de Pesquisa Gerp sobre a corrida presidencial, divulgado nesta quarta-feira (12), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, está com 46%. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Lula tem 51% e Bolsonaro, 49%. Como a margem de erro geral da pesquisa é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois aparecem empatados tecnicamente.
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos totais)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48%
- Jair Bolsonaro (PL) – 46%
- Nenhum – 2%
- Não sabe/não respondeu – 4%
Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 51%
- Jair Bolsonaro (PL) – 49%
A pesquisa Gerp, feita com recursos próprios, entrevistou 2.095 eleitores do país, entre os dias 6 e 11 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-02322/2022.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025