O caçador de pedras preciosas Matt Betteridge encontrou uma safira de tamanho considerável durante caminhada noturna nos arredores de uma área de mineração de Rubyvale, na Austrália. A região concentra uma das maiores reservas desse tipo de gema no planeta. O que não diminuiu em nada a importância do achado. Em entrevista ao canal ABC News, Matt descreveu a safira como “muito, muito rara” e a avaliou em 834 quilates (1 quilate é igual a 200 miligramas).
Com isso, o valor da pedra foi estimado em pouco mais de R$ 67.318. Mas, embora pudesse vendê-la para que fosse lapidada por uma joalheria, o caçador até o momento expressou o desejo de preservar a gema em estado natural. Ele explicou que o fato de uma chuva ter passado pelo local facilitou a identificação no solo: “Pensei que seria uma pedra de tamanho médio, até não conseguir retirá-la”, lembrou. “Parecia o punho de uma criança pequena, mas muito pesada como um pedaço de chumbo.”
Helen Levonis, avaliadora de joias da Associação Gemológica da Austrália, explicou à ABC News que muitos colecionadores evitam cortar pedras grandes para produzir safiras menores. “Podem ter muito mais valor como cristal do que como pedaços de safira cortados”, afirmou. Para Matt, por exemplo, a safira será mantida como herança de família.
Fonte: R7
Relacionadas
Veja momento em que influenciadora é arrastada por enchente e morre
“Não vamos deixar as pessoas morrerem sem UTI”, diz prefeito eleito Sandro Mabel
Mais de 200 mísseis caíram hoje sobre Israel vindos do Líbano