Dias após o primeiro turno das Eleições de 2022, as preparações para a segunda parte do pleito presidencial já estavam muito bem definidas na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e incluíam uma em especial: conquistar mais votos femininos.
A estratégia faz sentido, pois as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar no pleito deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos pouco mais de 156 milhões de indivíduos que poderão votar em 2022, 82 milhões são do gênero feminino e 74 milhões do masculino. O número de eleitoras representa 52,65% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47,33%. É neste eleitorado tão específico que Michelle Bolsonaro tem um papel especial.
“O carisma da primeira-dama é enorme”, disse a Oeste a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). “Michelle consegue atrair muitos eleitores, não só mulheres”.
Segundo a deputada, o potencial de Michelle Bolsonaro em conversar com o eleitorado conservador era até pouco tempo atrás quase desconhecido, pois a mulher do presidente teve um caráter discreto nos primeiros anos da gestão do atual chefe do Executivo.
“A verdade é que nem mesmo ela sabia de sua grande capacidade de falar em público”, disse. “Foi no discurso de lançamento da campanha do presidente para estas eleições que vimos a força que Michelle tinha com o microfone”.
Na ocasião, em uma fala de 13 minutos marcada pelo tom religioso, Michelle fez agradecimentos, falou sobre patriotismo e elogiou o marido. A primeira-dama também lembrou o episódio da facada sofrida por Bolsonaro na campanha de 2018.
Fonte: Revista Oeste
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