António Guterres, secretário-geral da ONU, alertou nessa segunda-feira (6), que a guerra Rússia-Ucrânia pode levar a um conflito mundial mais amplo. Guterres, um político e diplomata de alto escalão, dirigiu-se aos países membros da ONU em um discurso sobre o estado do mundo em 2023. Durante sua explanação, ele falou sobre o “Relógio do Juízo Final”, uma medida simbólica usada desde 1947 para mostrar como a humanidade está próxima de destruir a vida como a conhecemos, representada pela quantidade de tempo que falta para um relógio bater meia-noite.
Citando fatores como a invasão russa da Ucrânia e ameaças nucleares, que estariam minando as normas sociais globais, Guterres explicou que o “Relógio do Juízo Final” agora marcava 90 segundos, 10 segundos mais perto do que em janeiro de 2020, e o mais próximo que já esteve da meia-noite.
Além disso, ao discutir essas ameaças à estabilidade global, Guterres mencionou que um de seus temores é uma escalada contínua na invasão russa da Ucrânia, alertando que isso poderia levar o resto do mundo a um conflito global muito mais amplo. “A invasão russa da Ucrânia está infligindo sofrimento ao povo ucraniano, com profundas implicações globais. As perspectivas de paz continuam diminuindo. As chances de uma escalada mais ampla e de derramamento de sangue continuam crescendo. Temo que o mundo não esteja caminhando como um sonâmbulo para uma guerra mais ampla. Temo que esteja fazendo isso com os olhos bem abertos.”, disse Guterres.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia