Na noite de 5 de julho de 2023, uma situação incomum deixou os passageiros de um voo da low-cost easyJet, de Lanzarote para Liverpool, atrasados. O motivo: o comandante decidiu que, por segurança, havia necessidade de 20 passageiros saírem da aeronave para que pudesse decolar sem excesso de peso e na curta pista do local.
A aeronave envolvida foi o Airbus A320 com registro G-EZTL, que estava programado para decolar às 21h45, horário local, para fazer o voo U2-3364, mas foi atrasado, primeiro por conta do forte vento e do clima quente.
Nesse momento, o comandante foi ao alto-falante para explicar que vinte passageiros teriam que deixar a aeronave. Ele pediu para voluntários se apresentassem à tripulação. As palavras do piloto foram gravadas por diversos passageiros, como mostra o vídeo abaixo.
#easyJet‘s Captain asked 20 passengers to leave the aircraft because it was overweight and wouldn’t be able to takeoff from #Lanzarote due to wind and warm weather. The flight from Lanzarote to #Liverpool was delayed by about 2 hours.
🎥 ©razza699/TikTok#Spain #uk #aviation pic.twitter.com/oa8pi4Imox
— FlightMode (@FlightModeblog) July 8, 2023
Na mensagem, ele afirma que: “Como há tantos de vocês, esta é uma aeronave extremamente pesada. A combinação de peso excessivo juntamente com a pista curta e condições meteorológicas desfavoráveis significa que a aeronave está ligeiramente mais pesada do que o permitido para decolar”.
Por fim, 19 passageiros se voluntariaram, mediante um voucher de € 500 para cada, oferecido pela companhia aérea. Por fim, o voo U2-3364 conseguiu decolar às 23h33 e chegar em Liverpool às 3h, horário local.
Após o incidente, um porta-voz da easyJet expressou desculpas aos passageiros, dizendo que: “A easyJet pode confirmar que os 19 viajantes inicialmente programados no voo 3364 de Lanzarote para Liverpool se ofereceram para partir em um voo posterior devido à aeronave ultrapassando o limite de peso recomendado para as condições climáticas”. Em seguida, reconheceu que: “a segurança e o bem-estar dos nossos passageiros e tripulantes de voos são sempre a maior prioridade da easyJet”.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025