Uma situação de pouso sob declaração de emergência aconteceu no final da tarde do último sábado, 5 de agosto, envolvendo um Boeing 787 no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
As imagens a seguir, acompanhadas pela fonia da frequência de comunicação da Torre de Controle, foram captadas pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que transmite o movimento do aeroporto paulista durante 24 horas em todos os dias da semana.
Como visto na gravação acima, pouco antes das 17h30 do sábado, o controlador de tráfego aéreo informou aos pilotos de um voo da LATAM Brasil que eles precisariam aguardar um pouco para a decolagem pela pista 10L, pois um avião se aproximava pelo lado oposto do aeroporto, devido a uma situação de emergência médica a bordo.
O voo que se aproximava para a pista 28L era o ET-506, da companhia etíope Ethiopian Airlines, realizado pelo Boeing 787-8 de matrícula ET-ASG. O jato partiu do país africano cerca de 10 horas antes e a situação a bordo ocorreu pouco antes da chegada a Guarulhos.
Em uma operação normal, o avião percorreria um trajeto padrão pelas proximidades do aeroporto para aterrissar pelo sentido oposto, que era o utilizado naquele momento para os pousos e as decolagens, porém, devido à necessidade de ganhar tempo na chegada, foi feio o pouso pelo trajeto mais curto possível.
Nos momentos finais da aproximação do Boeing 787, ainda foi possível ouvir o controlador de tráfego aéreo coordenando uma mudança de posição de um avião da GOL, que aguardava em uma taxiway, para que houvesse um espaço que ajudaria em um taxiamento mais breve para o avião em emergência médica.
Após o pouso, o avião taxiou, incluindo um trecho da pista 10L, e seguiu para o pátio. Até a publicação desta matéria, não havia informações detalhadas sobre a natureza do problema médico a bordo. O AEROIN trará atualização caso novos detalhes se façam conhecidos.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025