Pesquisadores do Laboratório de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, identificaram uma molécula que apresentou potencial de combater diferentes bactérias e fungos. A molécula foi batizada de Dordelina e sintetizada em uma fase pré-clínica. O estudo foi publicado na revista científica “Research in Microbiology”. O trabalho é objeto de mestrado da estudante Bruna Souza da Silva, mestranda em Biotecnologia.
Durante a fase pré-clínica, os pesquisadores observaram que a Dordelina eliminou bactérias como as escherichia coli e pseudomonas aeruginosa, que causam infecções gastrointestinais e pulmonares. Ambas são consideradas microrganismos multirresistentes. A primeira está associada ao trato gastrointestinal e urinário e à meningite neonatal, e a segunda pode causar infecções pulmonares e gastrointestinais.
A molécula foi extraída da lactobacillus acidophilus, uma bactéria que faz parte da microbiota humana, componente indispensável para a imunidade e produção de energia. O composto não é tóxico e, de acordo com os resultados da pesquisa, tem potencial para se tornar um novo antibiótico no futuro e ajudar a combater infecções resistentes.


Relacionadas
Morre o cantor Netinho vítima de um linfoma
BTG/Nexus tem péssimas notícias para Lula. Flávio Bolsonaro lidera por 49% a 41% entre os que não votaram no 1º Turno
Quaest: Celina Leão tem 20 pontos percentuais à frente de Leandro Grass npo DF