A rainha britânica Elizabeth II disse ter ficado profundamente comovida com as homenagens feitas ao seu marido, príncipe Philip, nos primeiros comentários públicos sobre a morte ocorrida no início deste mês e quando comemora seu primeiro aniversário sem ele em 73 anos.
Philip, com quem Elizabeth se casou em 1947, morreu em 9 de abril aos 99 anos, e os membros da realeza prestaram suas últimas homenagens ao patriarca da família em um enterro no sábado no Castelo de Windsor.
Devido às restrições da Covid-19, a rainha se sentou sozinha durante o serviço discreto para Philip, que ela havia descrito antes como sua “força e esteio” durante seu longo reinado.
“Embora, como família, estejamos em um período de grande tristeza, é um conforto a todos nós ver e ouvir as homenagens prestadas ao meu marido daqueles dentro do Reino Unido, da Comunidade das Nações e de todo o mundo”, disse Elizabeth, que fez 95 anos e é a monarca mais idosa do planeta, em um comunicado.
“Minha família e eu gostaríamos de agradecer a todos vocês pelo apoio e pela gentileza demonstrados a nós nos últimos dias. Ficamos profundamente comovidos, e continuamos a ser lembrados de que Philip teve um impacto extraordinário em incontáveis pessoas durante sua vida”.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo