Com o compromisso contínuo de aprimorar a segurança e a preparação de sua equipe em situações de crise, o RIOgaleão realizará Exercício de Segurança em Simulado no dia 27 de outubro de 2023, das 10h às 12h, nas imediações do RIOgaleão Cargo.
Este exercício acontecerá no formato “escala real” e mobilizará 200 pessoas, distribuídas entre o RIOgaleão Cargo e o Centro de Operações RIOgaleão (COR) no Terminal 1. O objetivo é colocar em prática o plano de contingência da área de segurança, em conformidade com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil — RBAC n.º 107.
“A segurança dos passageiros, funcionários e da comunidade aeroportuária é nossa prioridade máxima. Este exercício é fundamental para garantir que nossa equipe esteja adequadamente preparada para lidar com situações de crise, sem impacto operacional”, ressalta Dimas Salvia, Diretor de Operações do RIOgaleão.
Durante o exercício, o time de AVSEC (Segurança da Aviação, em tradução livre para o português) do RIOgaleão simulará ameaças com deslocamento e presença de multidões, seguindo por invasão de área restrita de segurança, que evoluirá para uma ameaça de bomba. Por isso, haverá, ainda, o fechamento das vias de entrada do RIOgaleão Cargo, utilizando a via de saída para fluxo e contrafluxo no período da atividade e movimentação de pessoas, que atuarão como atores.
O Exercício Simulado de Segurança AVSEC contará com o apoio de várias áreas-chave do aeroporto, incluindo Segurança, Emergência, Airside, Operações, Crise, Comunicação e TI.
Além disso, haverá a participação e colaboração de órgãos públicos e membros da comunidade aeroportuária. Dentre eles, estão a Polícia Federal, o COT (Centro de Operações Táticas da PF), a FAB (Força Aérea Brasileira), a Receita Federal, o Batalhão da Polícia Militar 17°, Guarda Municipal, ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e Correios.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo