Na última segunda-feira (4), o Youtuber e piloto Trevor Daniel Jacob foi condenado a seis meses de prisão por obstruir uma investigação federal. Isso segue sua confissão de culpa, em junho, por destruir e ocultar evidências relacionadas a um acidente de avião que ele orquestrou para aumentar a audiência online em seu canal no YouTube, segundo noticia o Aviacionline.
Jacob, 30, iniciou um voo no final de 2021 da Califórnia para Mammoth Lakes, nos Estados Unidos. O experiente piloto e paraquedista planejava ejetar-se de seu avião e filmar-se saltando de paraquedas na Floresta Nacional de Los Padres, derrubando intencionalmente a aeronave, um monomotor Taylorcraft BL-65 registrado sob a matrícula N29508.
Relembre o vídeo abaixo:
No entanto, Jacob enganou os investigadores sobre a localização dos destroços e depois destruiu partes do avião em um hangar, segundo os promotores.
Implicações legais e controvérsias de conteúdo no YouTube
A sentença de seis meses é significativamente menor do que a pena potencial de 20 anos de prisão federal associada à acusação. Este caso destaca uma tendência crescente de YouTubers se envolverem em atividades ilegais de criação de conteúdo, atraindo repercussões legais e escrutínio público.
O YouTube viu casos semelhantes em que criadores de conteúdo enfrentaram acusações, exemplificando os riscos de produzir conteúdo sensacionalista.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Banana colada na parede é vendida por mais de R$ 35 milhões em Nova York
Polícia Penal de Goiás reforça segurança nos presídios
Bombeiros lançam Operação Tempestade em Goiás