O embarque da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para o México nesta semana inclui doses feitas em sua fábrica nos EUA, a primeira remessa do que se espera que sejam as exportações em larga escala de suas vacinas dos Estados Unidos, conforme noticiou a Reuters na quinta-feira (30).
A remessa da vacina, produzida na fábrica da Pfizer em Kalamazoo, Michigan, marca a primeira vez que a farmacêutica entrega no exterior doses fabricadas a partir das instalações dos EUA, depois que uma restrição da era Trump sobre as exportações de doses expirou no final de março.
O governo dos EUA tem estado sob crescente pressão nas últimas semanas para fornecer vacinas excedentes a outras nações que precisam desesperadamente, à medida que avança rapidamente na vacinação de seus próprios residentes. Muitos países onde o vírus ainda é galopante estão lutando para adquirir suprimentos de vacinas para ajudar a controlar a pandemia.
Governos ricos têm tentado estocar injeções de Covid-19 da Pfizer e Moderna Inc por causa de sua eficácia extremamente alta e depois de preocupações de segurança e problemas de produção que marginalizaram temporariamente as vacinas da AstraZeneca Plc e Johnson & Johnson.
A Pfizer já despachou mais de 10 milhões de doses para o México, tornando-se seu maior fornecedor de vacinas contra a Covid-19.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo