Os 246 municípios goianos podem contar com a instalação do Gabinete Contra a Dengue, estratégia criada pelo Governo de Goiás para monitorar diariamente casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya.
A iniciativa já estava disponível para localidades de alto risco e agora abrange todo o estado, de acordo com anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira (26/01), em Goiânia. A ideia foi apresentada em um contexto de avanço da doença no estado, que possui 13.619 casos notificados e uma morte confirmada em 2024.
“A responsabilidade da dengue não é só do prefeito; é de todos nós. Todos têm uma parcela. Por isso, a estrutura do Estado está convocada a auxiliar cada município”, explicou o governador, durante reunião por videoconferência com representantes das cidades, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
De forma virtual, os gabinetes possibilitam o monitoramento dos números da doença e das ações de vigilância, combate ao vetor, assistência e regulação, com ampliação do compartilhamento de informações entre Estado e prefeituras, 24 horas por dia.
Também foi anunciada a utilização de telemedicina para comunicação entre médicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e profissionais das prefeituras, de forma a melhorar o atendimento ao cidadão.A instalação cabe aos municípios, em parceria com a SES e o Corpo de Bombeiros, e ocorreu primeiramente em Águas Lindas de Goiás, na última semana.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos, orientou quanto à correta alimentação dos sistemas de informática para acompanhamento do cenário.
“Temos que mitigar os efeitos da dengue em Goiás, agir com antecipação. Precisa ter transparência para proteger a vida do cidadão”.
Caiado, por sua vez, recomendou que agentes de combate a endemias em atividade administrativa sejam direcionados para o trabalho de campo, como uma maneira de reforçar o combate ao mosquito, e cobrou a colaboração de toda a sociedade.
Entre os prefeitos que assumiram o compromisso de implantar o Gabinete, Flávio Moura, de Mara Rosa, afirmou que o município está em situação de alerta: “Estamos em alerta da faixa vermelha, mas empenhados em acabar com os focos”, afirmou. “Precisamos ter essa padronização para que haja intensidade de trabalho nos municípios”, complementou a secretária de Saúde de Santa Terezinha de Goiás, Kênia Augusta Correia.
Alerta
Neste ano, o sorotipo 1 da dengue ainda é o predominante em Goiás. Contudo, há um crescimento expressivo de casos do tipo 2, de acordo com a SES. A situação revela uma possível mudança de cenário e gera preocupação, já que a maioria da população não teve contato com o tipo 2 e está susceptível a contrair a doença.
Já o sorotipo 3 ainda não foi identificado em Goiás. Atualmente, 192 municípios estão em alerta para a dengue e outros 45 já estão em situação de emergência para a doença.
Caiado dá posse a novo secretário da Saúde
O médico Rasível dos Reis Santos Júnior é o novo secretário da Saúde de Goiás. A posse ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/01), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, em Goiânia, com a presença de autoridades, como o vice-governador Daniel Vilela e servidores. O profissional substitui Sérgio Vencio, que continua como secretário adjunto da pasta.
O governador Ronaldo Caiado resumiu o currículo do novo secretário como sendo um profissional de perfil técnico, com vasta experiência em saúde pública e coordenador de projetos de sucesso em gestão hospitalar.
“A saúde é o carro-chefe do nosso governo neste momento em que temos que apresentar não só teses, mas resultados concretos de como nós resolvemos ou, pelo menos, melhoramos a vida dos goianos”, afirmou o governador.
Segundo Caiado, a escolha do novo titular considera a necessidade de avançar nas ações de regionalização da saúde, com criação e ampliação de unidades, além da organização da rede de urgência e emergência no estado.
“A responsabilidade é que sejamos atuantes e preventivos. É lógico que não se consegue tudo, mas o que eu pretendo é fazer com que os goianos tenham condições dignas de viver no interior e nas cidades menores”, acrescentou.
Entre as prioridades, estão a entrega do Hospital de Águas Lindas de Goiás e a ampliação do Hospital de Formosa, ambos na região do Entorno do Distrito Federal. Outras metas são a entrega da ala pediátrica do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora); a criação de uma rede materno-infantil; a redução da fila de cirurgias eletivas e a reforma do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).
Após construir carreira profissional em hospitais públicos de Minas Gerais e no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, Rasível se mostrou otimista para os desafios, devido ao que classifica como “alto nível da equipe.”.
Currículo do novo secretário da Saúde
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, o novo titular da Secretaria de Saúde é especialista em Medicina de Emergência e foi coordenador do Hospital Sírio-Libanês entre 2017 e 2023.
Ainda, foi secretário de Saúde da Prefeitura de Betim (MG) no período de 2014 a 2016. Na Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ocupou o cargo de subsecretário em 2014 e foi coordenador de Urgência e Emergência dos anos de 2010 a 2013.
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025