Pesquisa realizada pelo Instituto Cerrado, encomendada pelo Diário de Aparecida, aponta 52,58% de aprovação da gestão do prefeito Vilmar Mariano (MDB) pela população aparecidense.
A desaprovação é de 29,29%; não souberam responder, 11,88%; e não opinaram, 6,24%. Já 40,34% dos eleitores avaliam como boa a administração do prefeito de Aparecida. 29,65% dos eleitores consultados disseram que a gestão é regular; 11,40%, que é ruim; 6,2%, ótimo; 5,28% não souberam responder; 4,44% a acham péssima; e 2,64% não opinaram. 65,07% afirmaram ter conhecimento do prefeito Vilmar Mariano (MDB); 30,61% responderam que não o conhecem; 2,88%, que nunca ouviram falar dele; e 1,44% não souberam responder.
O levantamento foi feito em Aparecida de Goiânia nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2024. Foram realizadas 891 entrevistas representativas da população, em domicílio, de forma proporcional e aleatória. A Cerrado Pesquisas Produções e Eventos Eirelli registra nível de confiança de 95%, e a margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no TSE em 26 de janeiro de 2024, sob o número GO-07409/2024, obedecendo à Resolução 23.600, de 12 de dezembro de 2019.
Câmara Municipal
O Instituto Cerrado ouviu também a opinião da população aparecidense sobre o desempenho da Câmara Municipal: 28,93% responderam que a consideram boa; 27,13%, regular; 15,01%, ruim; 9,48% não souberam responder; 8,40%, ótimo; 7,32%, péssimo; e 3,72% não opinaram. Levantamentos já realizados em Aparecida de Goiânia mostram que a limpeza urbana é o principal problema apontado pela população, seguido da falta de segurança pública.
Em seguida, aparece a iluminação pública como preocupação da comunidade. A falta de asfalto ou a necessidade de recapeamento também é mencionada. Infraestrutura e saúde são lembradas pelos moradores.
Trajetória de Vilmar
Natural de Aragoiânia, Vilmar Mariano começou a carreira política em Aparecida de Goiânia como presidente de associação de moradores. Elegeu-se vereador por vários mandatos e chegou à Presidência da Câmara Municipal. Escolhido vice-prefeito na chapa encabeçada por Gustavo Mendanha em 2020, assumiu, em definitivo, a prefeitura em 2022 com a renúncia do então emedebista, que concorreu ao governo do Estado.
Vilmar Mariano, filiado ao MDB, cumpre o último ano da administração e se prepara para concorrer à reeleição em 6 de outubro próximo. Ele conversa com lideranças partidárias para consolidar ampla aliança eleitoral e deve lançar, em março, a pré-candidatura à Cidade Administrativa Maguito Vilela.
Aparecida de Goiânia inicia 2024 com pré-campanha polarizada
As eleições de outubro do ano que vem apresentam disputa polarizada entre o prefeito Vilmar Mariano (MDB) e o deputado federal Professor Alcides (PL), apesar de Aparecida de Goiânia contar com outros pré-candidatos ao Palácio Maguito Vilela. Segundo maior colégio eleitoral do Estado – 334.859 eleitores, o que significa 6,88% do universo de votantes de Goiás –, Aparecida de Goiânia chama a atenção por ser uma cidade próxima da capital e que tem alcançado índices de industrialização elevados nos últimos anos.
As pesquisas de intenção de votos, divulgadas ano passado, apontam a preferência do eleitorado pelas candidaturas do Professor Alcides (PL) e do prefeito Vilmar Mariano (MDB), bem à frente dos demais pretendentes. Professor Alcides foi vereador e concorreu, sem êxito, à prefeitura em 2016. É empresário na cidade, além de exercer, pela segunda vez, o mandato de deputado federal pelo Partido Liberal.
No radar, sete partidos devem integrar a sua campanha. Vilmar Mariano começou sua carreira política como dirigente de associação de moradores, elegeu-se vereador por três mandatos, ocupou a presidência da Câmara Municipal, vice-prefeito e assumiu a prefeitura com a renúncia de Gustavo Mendanha em 2022. Ele conversa com dirigentes de 15 partidos.
Demais pretendentes
O deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) se apresenta como pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, mas ainda não avançou nas conversações para obter apoio partidário. Não será surpresa se Glaustin desistir da disputa eleitoral de 2024. O ex-prefeito Ademir Menezes (PSD) também conversa com lideranças políticas manifestando intenção de concorrer à prefeitura.
Ele já foi prefeito por duas vezes, vice-governador e deputado estadual. Poderá desistir e indicar seu filho, o ex-deputado estadual Max Menezes, para vice em uma chapa. O presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza, admite concorrer à prefeitura, mas terá de trocar de partido, já que o MDB fechou com Vilmar Mariano. O parlamentar recebeu convites do PSD de Vanderlan Cardoso e do PSDB de Marconi Perillo. Promete decisão para março
O ex-deputado federal João Campos trocou o Republicanos pelo Podemos e é lembrado tanto para prefeito quanto para vice. Segue indefinido. Pastor evangélico e delegado de Polícia Civil, reside em Aparecida de Goiânia.
O vereador Willian Panda (PSB), suplente de deputado estadual, coloca seu nome como pretendente à sucessão do prefeito Vilmar Mariano. O seu partido indicou o secretário de Segurança Pública, Tales de Castro. Ele poderá acompanhar a frente de centro-esquerda em apoio à reeleição de Vilmar Mariano.
Créditos: Diário de Aparecida
Relacionadas
Veja momento em que influenciadora é arrastada por enchente e morre
“Não vamos deixar as pessoas morrerem sem UTI”, diz prefeito eleito Sandro Mabel
Mais de 200 mísseis caíram hoje sobre Israel vindos do Líbano