O Governo de Goiás assegura, mensalmente, a melhoria da saúde bucal de mais de mil pessoas por meio do Centro Estadual de Odontologia Sebastião Alves Ribeiro (Coeg), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na capital.
O atendimento, realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é integral e contempla diferentes especialidades odontológicas.
Aberto a pacientes de todo o estado
A diretora-geral do Coeg, Sônia Chicarolli Silveira, explica que o centro odontológico recebe pacientes de todo o estado, encaminhados por meio do Complexo Regulador Estadual.
Ou seja, o usuário deve procurar, inicialmente, uma unidade básica em seu município, onde é avaliado por um profissional da área. Se houver necessidade, esse paciente é incluído no sistema de regulação e, ao surgir vaga, é encaminhado para o Coeg.
Em 2023, o Coeg atendeu 14.285 usuários, que receberam 19.893 procedimentos nas especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e ortodontia prótese dentária – serviço intensificado também a partir do ano passado.
Nesse período, o Coeg entregou 694 próteses dentárias totais e unitárias, beneficiando moradores de diferentes municípios.
Ortodontia prótese dentária
As peças são produzidas por cinco técnicos lotados no laboratório da unidade. “A realização desse serviço proporciona felicidade e melhor qualidade de vida aos pacientes. Além de melhorar a mastigação e a questão estética, as próteses contribuem para a melhoria da comunicação”, sublinha a diretora-geral Sônia Chicarolli.
A dona de casa Rita Alves da Silva Rocha, moradora de Goiânia, foi uma das pacientes do Coeg que recebeu uma prótese dentária. Ela conta que antes apalpava a região próximo à boca e sentia que o rosto estava murcho, sem vida.
“Eu ficava muito triste e sentia vergonha. Agora eu posso sorrir e voltar a passear, a ir para a igreja”, comemora.
Centro Estadual de Odontologia
Localizado na Rua 68, no Centro da capital, o Centro Estadual de Odontologia atende de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas. A maioria dos tratamentos é de média e longa duração.
No caso dos aparelhos ortodônticos, por exemplo, esse período pode chegar a três anos. O Coeg conta com uma equipe de 42 odontólogos, que atuam em escala.
Relacionadas
Vídeo mostra resgate em acidente com ministro do TST em Goiás
Datena faz alerta ao anunciar afastamento do SBT: “Vão pagar caro”
Avião com dez passageiros cai em Gramado; veja vídeo!