O único jato Boeing 737 em serviço na Scandinavian Airlines, a SAS, está fazendo uma missão importante hoje evacuando o Rei da Noruega.
Em novembro do ano passado, como informado aqui, a SAS decidiu retirar de serviço comercial todos os seus Boeing 737, dando lugar ao mais novo e moderno Airbus A320neo. Porém, antes da aposentadoria do serviço comercial, um dos jatos, de matrícula LN-RPJ, havia sido retirado dos voos com passageiros e convertido em avião ambulância, sendo possivelmente o primeiro e único 737 Next Generation nesta função no mundo hoje.
Em 2022 e 2023 ele ajudou na evacuação de vários soldados ucranianos e da legião estrangeira internacional que batalhavam contra os soldados russos invasores. A aeronave era comumente vista na rota a partir de Rzeszów, na Polônia, que se tornou o principal centro de logística de apoio para a Ucrânia, para várias cidades europeias com grandes hospitais como Amsterdã nos Países Baixos.
Agora, o jato está voando de Sharjah, emirado vizinho a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para Oslo, na Noruega, com o Rei Harald V. Com 87 anos, o monarca norueguês passou mal durante uma viagem de férias na Malásia, contraindo uma infecção num Resort em Langkawi e precisou colocar um marca-passo.
O jato saiu de Langkawi, fez uma escala nos Emirados para reabastecimento e agora segue diretamente para Oslo, sendo o avião mais acompanhado neste domingo nas plataformas de rastreamento com mais de 8.000 pessoas vendo o jato simultaneamente.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025