O número de novos casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou em todo o país. As informações são do boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz.
Todas as regiões mostram crescimento, mas com distinção quanto aos vírus respiratórios. No Centro-Sul prevalece a covid-19. Nas regiões Sudeste e Sul, no entanto, além da covid, avança o quadro de influenza, demonstrando uma circulação simultânea dos vírus das duas doenças. No Nordeste e no Norte, a influenza também registra aumento, especialmente na população adulta.
O novo cenário traçado pelo InfoGripe mostra ainda que o vírus sincicial respiratório reapareceu em diversos estados, afetando crianças pequenas e idosos.
Referente à Semana Epidemiológica de 25 de fevereiro a 2 de março, a análise tem como base dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até o último dia 4.
Além do aumento no número de casos de covid-19 e de influenza nas últimas semanas, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para o avanço do vírus sincicial respiratório.
Nos casos de covid-19 e gripe, Gomes destacou que a aplicação de vacinas é uma das principais ações a serem adotadas.
Outra recomendação é buscar atendimento médico se surgirem sintomas parecidos com os de resfriado – especialmente entre aqueles que fazem parte dos grupos de risco –, para seguir com o tratamento adequado à doença.
Ainda de acordo com o novo boletim da Fiocruz, só este ano, a Síndrome Respiratória Aguda Grave já causou 968 mortes. Ao todo, foram notificados 13.635 casos de síndrome respiratória aguda grave dentre os casos positivos do ano corrente, tem-se influenza A e B, vírus sincicial respiratório e, a grande maioria, covid-19: quase 69% das notificações.
Fonte: Agência Brasil
Relacionadas
Rejeição à prmeira-dama Janja dispara no Brasil
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF