BBC Brasil – Um helicóptero que fazia parte do comboio que transportava o presidente do Irã se envolveu em um acidente, segundo informações divulgadas pela mídia estatal do país.
As reportagens da mídia iraniana dizem que o presidente Ebrahim Raisi estava a bordo de um helicóptero que precisou fazer um pouso forçado neste domingo (19/5).
O Ministro do Interior do Irã informou que 40 equipes de resgate foram enviadas ao local. O acesso é prejudicado devido às difíceis condições climáticas.
O estado das pessoas que estavam a bordo do helicóptero permanece desconhecida por enquanto, com relatos de que nenhum contato foi feito ainda.
O presidente do Irã ocupa o segundo cargo mais importante do país, atrás do líder supremo. Raisi tem influência significativa sobre a política interna e assuntos externos. Mas, no sistema político do Irã, é o líder supremo do país, o aiatolá Khamenei, quem tem a palavra final em todas as questões de Estado.
O acidente
Segundo a imprensa local, Raisi dirigia-se para a cidade de Tabriz, no noroeste do Irã, depois de regressar de um evento realizado na fronteira com o Azerbaijão, onde foram inauguradas as barragens de Qiz Qalasi e Khodaafarin.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, emitiu um comunicado em que expressa profunda preocupação após o acidente e ofereceu ajuda.
Uma forte neblina dificulta as buscas no lugar onde se acredita que o helicóptero possa ter pousado, segundo um repórter da agência de notícias Fars.
Ele informou que a visibilidade na área montanhosa e arborizada está prejudicada.
A área fica a cerca de 50 km ao norte de Tabriz.
Ahmad Alirezabeigi, deputado iraniano pela cidade de Tabriz, disse aos repórteres em Teerã que as equipes de resgate ainda não encontraram a localização do helicóptero que transportava o presidente.
O parlamentar disse que o helicóptero também transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian.
Ele acrescentou que os outros dois helicópteros do comboio pousaram com segurança.
Relacionadas
Fenômeno de ‘raios vermelhos’ é registrado em Goiânia
Sogra de Camila Campos fica em coma após sofrer acidente
Marcha para Jesus é realizada pela primeira vez na Índia