Neste último final de semana, em que Alberto Santos Dumont completaria 151 anos, o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), promoveu uma grande celebração em homenagem ao Pai da Aviação.
Nos total dos dois dias, o evento, realizado em parceria com a empresa Hangar 7 Eventos, reuniu 121.664 visitantes, que contribuíram voluntariamente com quase três toneladas de alimentos não perecíveis, destinados ao Instituto Casa Viva.
O evento foi marcado por uma série de atividades e apresentações que encantaram o público e ressaltaram a importância do pioneirismo na aviação. Os visitantes puderam explorar uma variedade de atividades, vivenciando uma experiência imersiva no universo aeronáutico.
Entre tantas pessoas presentes, o MUSAL destaca o ilustre Tenente Coronel Paulo Nilson Secunho Gabetto, ingressado na FAB na turma de 1946 e piloto de B-25, que compartilhou suas experiências com o público. Ele relembrou os desafios enfrentados durante sua formação, destacando o medo inicial de voar e a seriedade necessária para a aviação: “Eu tinha muito medo da aviação. Voei na FAB cerca de 10 mil horas. Voei quase todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.”
O Coronel Paulo Gabetto também compartilhou memórias de suas missões a bordo do B-25, uma aeronave robusta usada para transportar material entre diversas cidades, além de ser amplamente utilizada no período da II Guerra Mundial: “Comecei um curso aqui na Escola de Aeronáutica e terminei o curso de formação em Fortaleza. Já servindo no Parque de Material Aeronáutico de Recife, onde também havia o B-25, utilizávamos essa máquina para vir ao Rio e a São Paulo buscar material para manutenção dos aviões.”
A presença de Coronel Paulo Gabetto no museu proporcionou uma oportunidade única para o público conhecer de perto a história e as experiências de um veterano da Aviação Militar Brasileira.
A visitação às áreas expositivas foi ampla, destacando a História da Aviação, com mais de 70 aeronaves. Um dos destaques foi o Espaço Azul, ambiente carinhosamente preparado e dedicado a pessoas neuroatípicas, particularmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço recebeu 372 crianças e jovens, os quais participaram de oficinas socioeducativas adaptadas, proporcionando momentos de aprendizado e diversão.
Já o espaço do SESC contou com a Feira de Empreendedores do Projeto Sesc+ Criativo e diversas atrações interativas, como Recreação Esportiva; Exposição de pulmão e tubo brônquio infláveis – orientação de saúde com foco na prevenção as doenças respiratórias no inverno; “A Ciência das Bolhas”; a Exposição Roda de Invenções; e a “Área Interna”, que exibiu exposições de Fabricação Digital e Mundo da Impressão 3D.
Na área externa, onde foi montada uma grande praça de alimentação, os visitantes puderam contemplar shows musicais, que contaram com o Cantor Eduardo Almeida e com a Banda Central do Brasil.
Entre as diversas atividades aéreas, estiveram:
– A Esquadrilha ACRO Sport, que prestou uma belíssima homenagem ao Comandante Igor Reis, piloto que faleceu em um acidente aéreo em Bauru, no dia 10 de junho;
– A sempre encantadora Esquadrilha CEU, que também surpreendeu com a participação espetacular da aeronave T6 junto com suas aeronaves.
O evento contou ainda com atividades da Associação Carioca de Aeromodelismo e de demonstrações operacionais do Helicóptero AW-119 Koala da Polícia Rodoviária Federal e do Helicóptero H-36 (Caracal) da Força Aérea Brasileira.
O evento ainda foi brindado com as aeronaves C-95 Bandeirante e C-105 Amazonas realizando lançamentos de Paraquedistas das Forças Armadas (Marinha, Exército e FAB).
Outras atividades que encantaram o público foram: demonstrações do Batalhão de Ações com Cães da PMERJ e da Guarda Municipal do Rio, interação com o robô humanóide 14-Bis, planetário do MAST, entre outros. Ao final de cada dia, o público pode assistir à apresentação da Orquestra da Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, que ofereceu um concerto emocionante.
O Museu Aeroespacial lembra a todos que, nos dias 21 e 22 de setembro, ocorrerá o maior evento aéreo do Rio de Janeiro, o MUSAL AIRSHOW 2024. “Prepare-se para a espetacular apresentação da Esquadrilha da Fumaça! Marque essa data em suas agendas e não perca!”, convida o MUSAL.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo