O comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) marcou uma reunião para avaliar se é necessário declarar o nível de alerta mais alto para uma epidemia de Mpox, a varíola dos macacos, que ocorre em países da África. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 7, pelo diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Dada a propagação da Mpox fora da República Democrática do Congo (RDC) e a possibilidade de uma nova propagação internacional dentro e fora da África, decidi convocar um comitê de emergência para me aconselhar sobre se a epidemia constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. O comitê irá se reunir o mais rápido possível”, disse.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, um possível novo surto da doença preocupa o Estado. Flúvia explica que quando há um surto em algum país, existe facilidade em se tornar uma epidemia global e que o vírus sofreu uma mutação, aumentando a gravidade.
“Com a globalização, facilidade dos transportes, um problema de saúde em qualquer lugar do mundo é um problema de saúde para o mundo inteiro. E é pensando nisso que a OMS inclusive está se reunindo para verificar se decreta ou não a emergência internacional por causa da Monkeypox. Na verdade, o vírus sofreu uma mutação e essa mutação, pelo que a gente tem de informação até agora, tem favorecido, inclusive, o aumento da gravidade da doença. Então temos que nos preparar para a detecção de casos e para os tratamentos”, diz.
Fonte: Jornal Opção
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia