Um imigrante que aguardava a resposta para o pedido de refúgio no Brasil faleceu na semana passada no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O homem veio de Gana e estava numa área do Terminal 3, onde fica a sala de embarque remota internacional, junto com outros 400 estrangeiros que aguardam a resposta para o pedido de entrada e refúgio no Brasil. Porém, na terça passada, ele acabou passando mal, foi atendido no posto médico do aeroporto e depois encaminhado para o Hospital Geral de Guarulhos.
Em reportagem do Jornal Hoje da TV Globo, é apontado que o homem morreu no hospital municipal em decorrência de infarto. Detalhes sobre a identidade do falecido, data de chegada dele ao Brasil e motivo para o pedido de refúgio ser solicitado, não foram informados pela Polícia Federal.
Grupos de direitos humanos têm criticado a situação dos refugiados em Guarulhos, alegando falta de infraestrutura básica para a permanência deles, além da demora no processo de avaliação dos pedidos de entrada.
Muitos deles iriam para outros países com escala ou conexão no Brasil, mas decidiram ficar no país de maneira deliberada. A PF afirmou que está tentando agilizar o processo, mas tem visto um aumento no número de chegadas e pedidos de asilo desde julho.
Relacionadas
Veja momento em que influenciadora é arrastada por enchente e morre
“Não vamos deixar as pessoas morrerem sem UTI”, diz prefeito eleito Sandro Mabel
Mais de 200 mísseis caíram hoje sobre Israel vindos do Líbano