Abelhas podem detectar instantaneamente o câncer de pulmão. Isso é o que indica um experimento inovador realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Os insetos ainda conseguem distinguir os dois tipos da doença.
O estudo revelou que abelhas podem usar suas super antenas sensoriais, que atuam no diagnóstico de diferentes misturas de gases ou cheiros no ar, para discernir o material orgânico de um paciente saudável e de um paciente com câncer. As abelhas acertaram 93% dos testes de discernimento.
A descoberta pode contribuir para um mecanismo não invasivo de reconhecimento de tumores em estágios iniciais. A aplicação de um biossensor preciso no início do tratamento tem potencial de salvar vidas em larga escala.
Os pesquisadores cuidaram dos insetos por mais de quatro semanas. Para imobilizá-las, eles projetaram um arreio para segurar os pescoços, enquanto elas eram expostas às amostras de gás.
Depois disso, os estudiosos passaram misturas de gases e compostos orgânicos voláteis (VOCs), projetados em laboratório para representar o hálito de pacientes saudáveis e com câncer. Pesquisas anteriores mostraram que culturas de células cancerígenas emitem misturas únicas de VOCs ou gases.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia