Um Boeing 737 está parado na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, após estourar o pneu durante o pouso.
A aeronave é um 737-400F (cargueiro) de matrícula PP-YBB, da companhia aérea brasileira Modern Logistics, que decolou de Campinas às 12h30, no voo MWM-9704.
Inicialmente, o voo seguia normalmente, até que os pilotos iniciaram uma curva para o retorno quando o avião estava sobre Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Após o retorno, os pilotos realizaram uma aproximação para a pista 33 de Viracopos, para uma passagem baixa de verificação da condição do Boeing 737. A constatação visual reportada pelo controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas foi de que, aparentemente, havia pneu no trem de pouso principal esquerdo que estava furado ou deformado.
O jato então fez várias órbitas (voltas) para queimar combustível e seguiu para pouso já com um dos pneus aparentemente esvaziado. Após o 737 tocar na pista, os pneus estouraram e geraram grande fumaça.
Com a aeronave ainda parada na pista, o piloto informou que dois pneus do trem de pouso principal do lado esquerdo, e por isso não conseguiria sair por meios próprios ou rebocado da pista, que ficou interditada desde às 15h42.
Em nota, a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos informou que o aeroporto “foi fechado para pousos e decolagens a partir das 15h31 desta segunda-feira (12/08), devido a um pouso de emergência de um Boeing 737-400, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB, voo 9704, com destino ao Recife (PE), Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Orientamos os passageiros a procurarem suas respectivas companhias aéreas para demais informações sobre os voos”.
No momento de publicação desta reportagem, o Aeroporto de Viracopos se encontra fechado e os voos com destino a Campinas estão sendo desviados para outras localidades. Equipes de manutenção da Modern estão trabalhando para trocar o pneu da aeronave ainda na pista, mas não existe previsão para liberação do local.
Atualização: às 17h35, foi iniciada a movimentação da aeronave para sua remoção da pista. Às 17h43, a pista foi liberada. Houve 35 voos cancelados de saída e 23 voos cancelados de chegada.
Você pode acompanhar a câmera ao vivo voltada ao Aeroporto de Viracopos no canal Golf Oscar Romeo, no vídeo abaixo:
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia