Um Boeing 737 está parado na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, após estourar o pneu durante o pouso.
A aeronave é um 737-400F (cargueiro) de matrícula PP-YBB, da companhia aérea brasileira Modern Logistics, que decolou de Campinas às 12h30, no voo MWM-9704.
Inicialmente, o voo seguia normalmente, até que os pilotos iniciaram uma curva para o retorno quando o avião estava sobre Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Após o retorno, os pilotos realizaram uma aproximação para a pista 33 de Viracopos, para uma passagem baixa de verificação da condição do Boeing 737. A constatação visual reportada pelo controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas foi de que, aparentemente, havia pneu no trem de pouso principal esquerdo que estava furado ou deformado.
O jato então fez várias órbitas (voltas) para queimar combustível e seguiu para pouso já com um dos pneus aparentemente esvaziado. Após o 737 tocar na pista, os pneus estouraram e geraram grande fumaça.
Com a aeronave ainda parada na pista, o piloto informou que dois pneus do trem de pouso principal do lado esquerdo, e por isso não conseguiria sair por meios próprios ou rebocado da pista, que ficou interditada desde às 15h42.
Em nota, a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos informou que o aeroporto “foi fechado para pousos e decolagens a partir das 15h31 desta segunda-feira (12/08), devido a um pouso de emergência de um Boeing 737-400, da empresa Modern Logistics, prefixo PP-YBB, voo 9704, com destino ao Recife (PE), Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Orientamos os passageiros a procurarem suas respectivas companhias aéreas para demais informações sobre os voos”.
No momento de publicação desta reportagem, o Aeroporto de Viracopos se encontra fechado e os voos com destino a Campinas estão sendo desviados para outras localidades. Equipes de manutenção da Modern estão trabalhando para trocar o pneu da aeronave ainda na pista, mas não existe previsão para liberação do local.
Atualização: às 17h35, foi iniciada a movimentação da aeronave para sua remoção da pista. Às 17h43, a pista foi liberada. Houve 35 voos cancelados de saída e 23 voos cancelados de chegada.
Você pode acompanhar a câmera ao vivo voltada ao Aeroporto de Viracopos no canal Golf Oscar Romeo, no vídeo abaixo:
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão