Um exemplar do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, enfrentou severa turbulência após decolar logo atrás de dois jatos do mesmo modelo. A cena aconteceu numa tarde movimentada no dia 28 de março, no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), na Califórnia, a principal porta de entrada dos EUA pelo Pacífico.
Como de praxe, naquele dia, na cidade californiana, vários grandes aviões saíram em sequência: primeiro um Airbus A380 da Asiana, seguido de um outro A380-800 da Korean Air e um outro A380 da Asiana.
Todos os três gigantes saíram quase o mesmo tempo do LAX com um só destino: Seul, na Coréia do Sul. O tempo de partida entre o A380 da Korean e o segundo gigante da Asiana foi curto de mais, fazendo com que este último enfrentasse turbulência gerada pelo deslocamento de ar da enorme aeronave.
No caso de um A380 decolar, é necessário aguardar alguns minutos para que outro avião decole da mesma pista, visando evitar a turbulência (wake turbulence), dada a grande quantidade de ar que um jato desse tamanho desloca. Apesar da separação de tráfego em LAX naquele dia, não foi suficiente para evitar a turbulência no jato da Asiana. Confira as imagens abaixo (por volta dos 7 minutos).
Relacionadas
Juiz da Argentina manda prender 61 brasileiros refugiados após atos do 8 de Janeiro
PL repudia tentativa de vincular atentado em Brasília a Jair Bolsonaro e à direita
Maduro desafia o Brasil e diz que a Venezuela é integrante dos BRICS