Na última terça-feira, 12 de dezembro, a empresa brasileira Gohobby de distribuição de drones no Brasil e América Latina realizou a apresentação oficial do primeiro aéreo eVTOL (elétrico de pouso e decolagem na vertical), popularmente conhecido como “carro voador”, da fabricante chinesa EHang.
O modelo 216-S esteve exposto na Arena XP, em São Paulo, em um evento dedicado a investidores, organizações dos setores de logística, transporte, saúde, agribusiness, pilotos e empresas que desejam adquirir o equipamento para este setor que vai transformar a mobilidade urbana no Brasil e no mundo.
Na ocasião, também esteve presente o primeiro astronauta brasileiro, Senador Marcos Pontes (PL-SP), que definiu a chegada do eVTOL EHang 216-S como um marco histórico.
“Para resolver problemas, você precisa de coisas práticas, você precisa de tecnologia, você precisa de conhecimento. Não adianta só falar, a gente precisa ter as soluções muito menos narrativas, precisamos ter fatos, e nós temos aqui na nossa frente algo real, que eu espero que seja rapidamente certificado aqui no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que muito em breve esteja voando aqui nos céus de São Paulo e das outras cidades do país”, disse o astronauta para os presentes.
O Senador também pontuou que é possível solucionar os problemas do Brasil com a tecnologia e que, para isso, é preciso do apoio das pessoas, promovendo uma mudança cultural, necessária em meio a tecnologias disruptivas.
“Parabéns à Gohobby, parabéns a EHang, parabéns a todos os engenheiros que participaram para desenvolver essa aeronave. Hoje vejo como um dia histórico no nosso país, e que muito em breve a gente tenha essas aeronaves voando por aí e em nossas casas também”, completou Pontes.
Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, ressaltou que o eVTOL revolucionará o mercado de transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil, e a Gohobby está entusiasmada em fazer parte deste marco histórico.
“Desde o primeiro voo que fiz no final de 2010 com um drone, sabia que era questão de tempo até ter a oportunidade de voar com segurança dentro de um deles. O design de um eVTOL é muito semelhante ao dos drones, mas com uma redundância ainda maior nos sistemas críticos de voo e com sistemas e recursos integrados de segurança, herdados da aviação convencional, para garantir a segurança operacional”, explicou o CEO.
eVTOL 216-S
Segundo a Gohobby, o equipamento da EHang transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores.
O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.
O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130 km/h, e a empresa destaca que, graças ao design inteligente e à propulsão elétrica do EH216-S, seus custos operacionais são extremamente baixos, permitindo oferecer viagens aéreas de curta distância a preços competitivos em relação aos meios de transporte existentes.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Bolsonaro quebra o silêncio após ser indiciado pela Polícia Federal
Apenas 5% dos recursos dos oceanos são conhecidos, diz pesquisadora
Vilela vai à Caixa Econômica Federal em busca de informações sobre Aparecida