O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria neste domingo (8/12), e culpou Rússia e Irã pelo sucesso na ofensiva de grupos rebeldes no país.
“Assad se foi. Ele fugiu de seu país. Seu protetor, Rússia, Rússia, Rússia, liderado por Vladimir Putin, não estava mais interessado em protegê-lo. Não havia razão para a Rússia estar lá em primeiro lugar. Eles perderam todo o interesse na Síria por causa da Ucrânia, onde cerca de 600.000 soldados russos estavam feridos ou m0rtos, em uma gu3rra que nunca deveria ter começado e poderia continuar para sempre. Rússia e Irã estão em um estado enfraquecido agora, um por causa da Ucrânia e uma economia ruim, o outro por causa de Israel e seu sucesso de luta”, escreveu Trump na rede social Truth.
Assad deixou o poder na Síria após governar o país por 24 anos, e enfrentar uma v1olenta gu3rra civil desde 2011.
Apesar da aparente calmaria nos últimos anos, o ex-presidente do país foi surpreendido com uma ofensiva de grupos jihadistas no último dia 27 de novembro, sob a liderança do Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).
Rapidamente os rebeldes conquistaram diversas posições no território sírio e iniciaram uma marcha sobre a capital do país, Damasco, nesse sábado (7/12).
De acordo com o governo da Rússia, que por anos apoiou Assad no conflito sírio, o ex-presidente da Síria renunciou e deixou o país após a ascensão dos opositores. Até o momento, o paradeiro dele é desconhecido.
Fonte: Metrópoles
Relacionadas
Ladrão é preso de toalha após ser encontrado tomando banho durante invasão de casa em Goiás
Avião de 40 toneladas com chifres de rena foi puxado na força do braço por grupos de pessoas no aeroporto
Tom Cruise é agraciado com medalha da Marinha Americana pelo papel em Top Gun