Atentado mata dois funcionários da Embaixada de Israel nos EUA

Na noite de quarta-feira (21), dois funcionários da Embaixada de Israel em Washington foram mortos a tiros nas proximidades do Museu Judaico da Capital. A secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, confirmou o incidente em uma publicação na rede social X, informando que as autoridades estão investigando o caso.

Segundo a chefe da Polícia Metropolitana, Pamela Smith, o ataque foi cometido por um único suspeito, Elias Rodriguez, de 30 anos, natural de Chicago. Ele foi visto andando de um lado para o outro em frente ao museu antes de se aproximar de um grupo de quatro pessoas e abrir fogo, atingindo fatalmente duas vítimas. Após o crime, Rodriguez entrou no museu, foi detido por seguranças do evento e revelou onde havia descartado a arma, que foi posteriormente recuperada. Durante sua detenção, ele teria gritado “Palestina livre, livre”.

As vítimas eram um casal jovem, segundo o embaixador israelense Yechiel Leiter, e o homem havia comprado um anel com a intenção de pedir a namorada em casamento na semana seguinte, em Jerusalém. Tal Naim Cohen, porta-voz da embaixada, afirmou que os dois funcionários foram alvejados à queima-roupa durante um evento judaico no museu. O embaixador não estava presente no local no momento do ataque.