Após o comunicado confirmando a morte da deputada federal Amália Barros, várias autoridades expressaram pesar e homenagearam sua memória nas redes sociais. Amália, que tinha apenas 39 anos, era vice-presidente do PL Mulher e deputada federal por Mato Grosso desde 2022.
Paulista de Mogi Mirim e formada em Jornalismo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos por conta de uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular em 2016. Barros estava internada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde 1º de maio de 2024 para a retirada de um nódulo no pâncreas. No sábado (11.mai), sua equipe disse em suas redes sociais da congressista que ela passaria por uma nova cirurgia para tratar de “complicações no fígado” e que ela continuava em estado grave.
Companheiras de Partido e Amigos Prestam Tributo:
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, amiga pessoal de Amália, compartilhou nos stories do Instagram: “Vou te amar para sempre, minha amiga. Você está nos braços do nosso Pai.”
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) manifestou tristeza e profundo pesar no X (antigo Twitter): “Vá em paz, querida amiga. Você deixa um exemplo de luta e superação, e sua ausência será profundamente sentida. Deus abençoe amigos e familiares. A família PL está de luto.”
O Partido Liberal também emitiu um comunicado: “Sua garra incansável e sua dedicação por melhorar a vida dos cidadãos serão para sempre lembradas. Que sua memória inspire todos nós a continuar seu legado de compromisso e compaixão”.
Valdemar Costa Neto, presidente do partido, expressou seus sentimentos pelo falecimento da deputada: “Amália foi uma defensora incansável da acessibilidade e dedicou sua vida a garantir que todos, independente de suas capacidades físicas, pudessem ter igualdade em participação na sociedade”, disse ele no X.
O ex-presidente Jair Bolsonaro também se pronunciou: “Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos.”
O ex-deputado federal Deltan Dallagnol lamentou a morte da parlamentar, destacando seu trabalho em prol das pessoas com deficiência: “Não tenho palavras pra me expressar diante dessa notícia. Amália era uma guerreira, com uma história de vida linda e inspiradora. Tive a honra de presenciar o trabalho dela em prol das pessoas com deficiência”, escreveu.
A senadora Leila Barros (PDT-DF) solidarizou-se com a família de Amália: “Me solidarizo com a dor de familiares e amigos da Deputada Amália Barros, que nos deixou nesta noite. Meus mais sinceros sentimentos. Que ela encontre o descanso e a paz”, disse.
A deputada Tereza Cristina (PP-MS) também prestou condolências: “Minhas condolências aos familiares, amigos, colegas do PL e à bancada feminina pela perda da jovem deputada federal Amália Barros, do Mato Grosso. Ela partiu cedo, mas será lembrada pela sua defesa dos direitos das pessoas com deficiência, das mulheres e da saúde em primeiro lugar”.
Relacionadas
Ficco encontra R$ 20 mil escondidos dentro de livro e de caixa de sapato em Goiânia
Sebastião Peixoto é absolvido em ação de improbidade administrativa no IMAS
STF forma maioria para manter Robinho preso