A empresa aeroespacial Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) realizou na última quarta-feira voos de demonstração com Combustível de Aviação Sustentável (SAF) em Shanghai e Dongying, com os aviões comerciais ARJ21 regional e C919 de passageiros, respectivamente. Segundo a COMAC, os voos demonstraram a boa performance em voo das aeronaves comerciais chinesas.
O SAF é uma alternativa para aviação ao combustível de jato tradicional. Produzido a partir de materiais renováveis, pode reduzir as emissões de carbono em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível, em comparação com o combustível de jato convencional. A aplicação do SAF é uma medida importante para a indústria de aviação civil global lidar com o aquecimento global e reduzir as emissões de carbono.
Até agora, várias companhias aéreas chinesas realizaram voos de testes comerciais usando SAF produzido na China, com uma dezena de empresas e institutos domésticos trabalhando na pesquisa, desenvolvimento e produção de SAF.
Segundo a COMAC, o SAF usado nos voos de demonstração é feito a partir de óleo de refeições descartado. O óleo é reciclado e processado na primeira planta industrial de combustível bio-aviativo da China, construída pela Sinopec, antes de ser transformado em bio-combustível de jato.
A COMAC acrescentou que o SAF produzido por eles recebeu a aprovação de aeronavegabilidade da Administração Civil da Aviação da China em fevereiro deste ano.
Relacionadas
Líder supremo do Irã promete resposta devastadora a Israel e aos EUA
Após matar a mãe, filho compra drogas e vai beber cerveja no bar
Novembro terá três feriados nacionais este ano