Hoje, quarta-feira, dia 23 de fevereiro de 2022 às 15h30 será lançada pelo Presidente da República em cerimônia presencial no Palácio do Planalto a Carteira de Identidade Nacional
Novo modelo deve ter como chave o número do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas, banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil. O documento será adotado como padrão de identificação em todo o território nacional de maneira obrigatória até 6 de março de 2023. O documento é fruto de uma lei que foi relatrada pelo deputado Júlio Lopes (PP-RJ).
Esse é um movimento muito agraudado pelos profissionais de identificação porque a unificação nacional de um único cadastro coibirá as fraudes. A Carteira de Identidade Nacional é um documento completo porque além de dados para identificação do cidadão ele poderá conter outras informações como dados relacionados a saúde.
As secretarias de Segurança Pública nos Estados serão responsáveis por fazer o registro no cadastro único federal dos cidadãos. O RG – Registro Geral atual, já emitido, será valido por 10 anos e as pessoas com 60 anos ou mais poderão manter o anterior por tempo indeterminado.
Relacionadas
Manifestantes vão às ruas pelo fim da escala de trabalho 6×1
Ato com notas gigantes de dólar cobra ação do G20 contra a corrupção
Objeto encontrado no aeroporto de Goiânia não era artefato explosivo