Brasil está no topo do ranking de países onde mais se crê em Deus

O Brasil é o maior país no mundo em que grande parte de sua população acredita em Deus. É o que mostra um estudo feito pelo Instituto Ipsos, indicando que 89% dos brasileiros acreditam em um deus único (caso de religiões cristãs, judeus e muçulmanos), mesmo percentual encontrado na África do Sul. Segundo o levantamento, 2% preferiram não responder, 4% não tinham opinião definida sobre o assunto e outros 5% não acreditavam em um deus ou em outra divindade única superior.

Além de Brasil e África do Sul, o ranking conta em suas primeiras posições com Colômbia (86%), México (85%), Peru (84%) e Turquia (82%). Na outra ponta do levantamento está o Japão, país onde apenas 19% da população afirmou acreditar em um deus único, seguido de Coreia do Sul (33%), Holanda (39%), Suécia (41%) e Bélgica (42%).

O estudo, realizado em 26 países, aponta que 61% da população dessas nações acredita em Deus ou em uma entidade superior equivalente. O índice de ateus entre os países chega a 21%. O percentual é maior entre mulheres (62%) do que entre homens (59%).