O jornal Brasil sem Medo (BSM) teve o perfil do Instagram suspenso no último sábado (8) e, até o momento, a conta segue fora do ar e não aparece na busca da plataforma. A informação foi divulgada pelo BSM no Twitter. “Nosso Instagram acabou de ser banido sem aviso prévio”, escreveram.
O BSM informou que não recebeu nenhuma intimação e não sabe o que motivou a suspensão. “Não recebemos nenhuma intimação judicial. Parece que foi o próprio Instagram que suspendeu, mas também não deu nenhuma informação sobre o motivo. Um advogado do BSM está tentando reaver a conta e vai processar o Instagram pela suspensão”, explicou o jornal.
De acordo com o BSM, a suspensão da conta ocorreu após a publicação de uma entrevista exclusiva com o presidente Jair Bolsonaro, durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA). “Ainda não é possível informar se o bloqueio teve relação com a entrevista, que foi mencionada na rede social em stories e no feed da página”, disse.
O jornalista Rodrigo Constantino informou que está com a conta em “shadowban” no Instagram. Trata-se de uma restrição temporária que acontece quando os conteúdos deixam de aparecer em resultados de hashtags, de localização ou até mesmo no “Explorar”. Dessa forma, os posts só aparecem para seguidores, o que pode diminuir bastante o alcance e conquista de novas pessoas.
“É uma tentativa escancarada de censura, querem criar pretextos para perseguir quem critica o PT e o Lula”, destacou Constantino.
Fonte: Gazeta do Povo
Relacionadas
Venezuela anuncia soltura de mais 177 detidos em atos contra as eleições
Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas
Lutador brasileiro ex-UFC sofre fratura no pênis durante treino