O jornal Brasil sem Medo (BSM) teve o perfil do Instagram suspenso no último sábado (8) e, até o momento, a conta segue fora do ar e não aparece na busca da plataforma. A informação foi divulgada pelo BSM no Twitter. “Nosso Instagram acabou de ser banido sem aviso prévio”, escreveram.
O BSM informou que não recebeu nenhuma intimação e não sabe o que motivou a suspensão. “Não recebemos nenhuma intimação judicial. Parece que foi o próprio Instagram que suspendeu, mas também não deu nenhuma informação sobre o motivo. Um advogado do BSM está tentando reaver a conta e vai processar o Instagram pela suspensão”, explicou o jornal.
De acordo com o BSM, a suspensão da conta ocorreu após a publicação de uma entrevista exclusiva com o presidente Jair Bolsonaro, durante o Círio de Nazaré, em Belém (PA). “Ainda não é possível informar se o bloqueio teve relação com a entrevista, que foi mencionada na rede social em stories e no feed da página”, disse.
O jornalista Rodrigo Constantino informou que está com a conta em “shadowban” no Instagram. Trata-se de uma restrição temporária que acontece quando os conteúdos deixam de aparecer em resultados de hashtags, de localização ou até mesmo no “Explorar”. Dessa forma, os posts só aparecem para seguidores, o que pode diminuir bastante o alcance e conquista de novas pessoas.
“É uma tentativa escancarada de censura, querem criar pretextos para perseguir quem critica o PT e o Lula”, destacou Constantino.
Fonte: Gazeta do Povo
Relacionadas
TikTok é processado por ‘promoção ao suicídio’ de adolescentes
Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia
Morre Quincy Jones, produtor dos maiores sucessos de Michael Jackson