O governador Ronaldo Caiado entregou, na sexta-feira (23/02), 2.689 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social a famílias de Goiânia. Com o benefício, os contemplados passam a receber R$ 350 por mês para auxiliar nos gastos com moradia. O evento no ginásio Goiânia Arena também marcou a entrega de 198 escrituras de casas.
“Nada me dá mais alegria na vida do que ampliar as ações sociais do governo para chegar às pessoas mais humildes e melhorar a vida delas”, declarou Caiado.
A dona de casa Daisy Borba Silva recebeu o cartão do Aluguel Social das mãos do governador. “No momento estou desempregada, só meu marido trabalha. Então vai ajudar bastante”, agradeceu ela, que subiu ao palco com a filha de 7 meses no colo. “O dinheiro já está no caixa. Não tem negócio de cartão sem fundo”, assegurou Caiado.
Aluguel Social
O Aluguel Social já é realidade em 84 municípios goianos e tem capacidade para beneficiar 40 mil famílias ao mesmo tempo. O recurso mensal é concedido aos contemplados por 18 meses, renováveis por mais 18 em casos específicos como, por exemplo, famílias que tenham pessoas com necessidades especiais ou autismo.
A ação é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Com esta nova rodada de entregas, o programa atinge a marca de mais de 12 mil cartões distribuídos em Goiânia.
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que o lema do Governo de Goiás é “não deixar ninguém para trás”. “O dinheiro arrecadado pelo Estado tem de ser devolvido para a população, com os programas sociais. É para as pessoas que precisam. O governador criou, juntamente com a primeira-dama Gracinha Caiado, a maior rede de proteção social do país”, salientou.
“Dos 26 estados da federação e Distrito Federal, quantos fazem isso de se unir ao cidadão e garantir que consiga pagar o aluguel? Só acontece em Goiás”, pontuou o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales.
Para ele, ao oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade, o Estado estabiliza o déficit habitacional e avança em outras políticas públicas, como construção de casas a custo zero.
Escrituras
No evento desta sexta-feira, também foram entregues 198 escrituras a moradores da capital. “É de uma importância muito grande ter a regularização fundiária, o documento dizendo que a casa é sua”, disse o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao agradecer a parceria do Estado.
Os contemplados são do Jardim Curitiba, Conjunto Primavera, Madre Germana II, Bairro da Vitória, Bairro Floresta, Vila Mutirão, Bairro São Carlos, Real Conquista, São Domingos, Boa Vista, Jardim Dom Fernando II e Jardim das Aroeiras. Alguns esperavam há mais de 30 anos por este momento.
“Estou muito feliz com esse documento em mãos. A minha casa, agora ninguém toma mais”, disse, emocionada, a beneficiada Zelma Pereira Lima.
A Agehab é responsável pela legalização das moradias construídas em áreas de domínio do Estado voltadas para habitação de interesse social. Desde o início da gestão Caiado, já foram entregues 3,5 mil escrituras na capital goiana.
Relacionadas
Líder supremo do Irã promete resposta devastadora a Israel e aos EUA
Aparecida de Goiânia é o município do Centro-Oeste que mais realiza cirurgias eletivas
Após matar a mãe, filho compra drogas e vai beber cerveja no bar