O Governo de Goiás assegura, mensalmente, a melhoria da saúde bucal de mais de mil pessoas por meio do Centro Estadual de Odontologia Sebastião Alves Ribeiro (Coeg), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na capital.
O atendimento, realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é integral e contempla diferentes especialidades odontológicas.
Aberto a pacientes de todo o estado
A diretora-geral do Coeg, Sônia Chicarolli Silveira, explica que o centro odontológico recebe pacientes de todo o estado, encaminhados por meio do Complexo Regulador Estadual.
Ou seja, o usuário deve procurar, inicialmente, uma unidade básica em seu município, onde é avaliado por um profissional da área. Se houver necessidade, esse paciente é incluído no sistema de regulação e, ao surgir vaga, é encaminhado para o Coeg.
Em 2023, o Coeg atendeu 14.285 usuários, que receberam 19.893 procedimentos nas especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial e ortodontia prótese dentária – serviço intensificado também a partir do ano passado.
Nesse período, o Coeg entregou 694 próteses dentárias totais e unitárias, beneficiando moradores de diferentes municípios.
Ortodontia prótese dentária
As peças são produzidas por cinco técnicos lotados no laboratório da unidade. “A realização desse serviço proporciona felicidade e melhor qualidade de vida aos pacientes. Além de melhorar a mastigação e a questão estética, as próteses contribuem para a melhoria da comunicação”, sublinha a diretora-geral Sônia Chicarolli.
A dona de casa Rita Alves da Silva Rocha, moradora de Goiânia, foi uma das pacientes do Coeg que recebeu uma prótese dentária. Ela conta que antes apalpava a região próximo à boca e sentia que o rosto estava murcho, sem vida.
“Eu ficava muito triste e sentia vergonha. Agora eu posso sorrir e voltar a passear, a ir para a igreja”, comemora.
Centro Estadual de Odontologia
Localizado na Rua 68, no Centro da capital, o Centro Estadual de Odontologia atende de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas. A maioria dos tratamentos é de média e longa duração.
No caso dos aparelhos ortodônticos, por exemplo, esse período pode chegar a três anos. O Coeg conta com uma equipe de 42 odontólogos, que atuam em escala.
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia